Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Farmácia gera receita, margem e atrai investidores

Data: 01/10/2013

A entrada do grupo Ultra no mercado de varejo de farmácias - a um preço aparentemente comportado de 13 vezes o Ebitda da Extrafarma - pode chamar a atenção por parecer inusitada. Mas, pensando bem, quem que não quer investir nesse segmento no Brasil?

O segmento funciona, basicamente, como um relógio. Conforme balanços de empresas abertas e fechadas disponíveis no Valor PRO, as margens brutas oscilam pouco abaixo de 30%, a margem Ebitda fica em torno de 7% e a operacional, próxima de 3% - mas de forma consistente.

A combinação de crescimento acelerado - motivado pelo aumento da renda e pelo envelhecimento da população - com pulverização ainda grande do mercado são os principais ingredientes que atraem os investidores.

De acordo com a Abrafarma, as cinco maiores redes de farmácias do país reuniram apenas 29% da receita do setor em 2012. Há muito espaço para consolidação.

As redes tradicionais do setor redobraram a aposta ao se unir com antigas rivais, como ocorreu no fim de 2011 com a fusão de Raia e Drogasil - que formaram a maior empresa do país por faturamento - e foi seguida logo depois pela junção das operações de Drogaria São Paulo e Pacheco, que ocupam a segunda posição.

No início de 2013, a atacadista de medicamentos Profarma, que se via espremida entre laboratórios e varejo, decidiu seguir o exemplo da Dimed, dona da rede Panvel, e verticalizou a operação com a compra de três redes.

Em fevereiro, foi a vez de a gigante americana CVS fechar a aquisição da Onofre, numa transação avaliada em R$ 830 milhões, equivalentes a salgadas 25 vezes o Ebitda da adquirida.

Antes disso, supermercados como Pão de Açúcar e Carrefour também já vinham apostando as fichas ao instalar farmácias em suas lojas. E o BTG Pactual fez sua investida em 2011, ao formar a Brazil Pharma a partir de redes locais.

O Ultra, o novo concorrente, deve disputar mercado, de início, com Pague Menos e Brazil Pharma, ambas com cerca de 380 lojas no Norte e Nordeste.

Fonte: Valor Econômico

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700