Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Setor alimentício também atrai farmacêutico

Data: 27/09/2013

Se para você o lugar do farmacêutico é só atrás do balcão ou dentro do laboratório, pode mudar de ideia. O campo de trabalho desse profissional é bem mais abrangente.

"O farmacêutico pode atuar no setor alimentício e ajudar na criação de produtos", explica o diretor do curso de farmácia das Faculdades Oswaldo Cruz, em São Paulo, Paulo Roberto Miele.

É na indústria alimentícia que atua a estudante Marina Zanferrari, 22, do último ano de farmácia. Ela entrou no programa de estágio de uma multinacional e agora trabalha na certificação dos produtos, verificando se estão dentro dos padrões exigidos.

"Dá para trabalhar com muitas coisas, mas pretendo continuar na área de alimentos, que é o que gosto", diz a universitária.

Na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, há um departamento de alimentação e nutrição, que desenvolve pesquisas de qualidade de produtos e do impacto dos alimentos na saúde.

Quem se forma em farmácia também pode trabalhar com marketing de produtos, políticas de medicamentos e nas áreas de tecnologia, de agronomia e de veterinária, entre outras atividades.

PLANO DE CARREIRA

André Valente, 24, formado em 2012 na USP, começou a trabalhar ainda na faculdade como estagiário e hoje é monitor de pesquisa clínica em uma indústria.

"O curso mescla bem biologia e química, duas disciplinas de que gostava muito no colégio", afirma.

Para ele, o que torna a carreira interessante é saber que pode mudar de função ao longo da vida, graças ao amplo campo de atuação. "Dentro de uma grande empresa, é plausível desenhar um plano de carreira até a gerência." Carla Allegretti, 24, formada pela USF (Universidade São Francisco) no ano passado, trabalha em uma empresa de medicamentos em Valinhos (a 85 km de São Paulo).

A função dela é analisar todos os produtos para saber se houve contaminação ou falhas. Ela diz que teve facilidade para conseguir o emprego devido à experiência que ganhou durante o curso.

"Fiz estágio em uma farmácia de manipulação logo no primeiro ano, trabalhei em uma drogaria e agora cheguei aonde queria", conta.

Fonte: Folha de S.Paulo
Autor: Felipe Souza e Úrsula Passos

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700