Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Dia Internacional do Farmacêutico é comemorado em Brasília

Data: 26/09/2013

Para marcar o Dia Internacional do Farmacêutico, comemorado em 25 de setembro, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) promoveu solenidade no Hotel San Marco, em Brasília. A diretoria aproveitou a ocasião para homenagear o Presidente da Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP), Michel Buchmann, com a Comenda - Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional.

“Me sinto muito feliz! A Farmácia, no Brasil, passa por profundas transformações. Nosso exército de mais de 170 mil farmacêuticos está unido e cada dia mais forte. São inúmeras as conquistas, mas temos que lembrar que temos, pela frente, inúmeros desafios” destacou o presidente o CFF, Walter Jorge João em seu discurso.

O presidente do CFF comentou, ainda, a publicação de resoluções que representam mais uma vitória para a categoria. “Demos os primeiros passos ao publicar as resoluções que tratam das atribuições clínicas do farmacêutico, e a regulamentação da prescrição farmacêutica. A nossa busca é pela valorização profissional e a garantia de serviços de saúde com qualidade”, destacou.

A norma sobre as atribuições clínicas do farmacêutico define que o profissional deve estabelecer e conduzir uma relação de cuidado centrada no paciente, segundo preceitos profissionais e bioéticos, e participar da avaliação da farmacoterapia. Já a resolução que institui a prescrição farmacêutica no Brasil representa um marco regulatório para a profissão, autoriza os farmacêuticos brasileiros a prescreverem medicamentos sem tarja (de venda livre), plantas medicinais, drogas vegetais e fitoterápicos também isentos de prescrição médica.

Também foi lançado oficialmente o Portal do Farmacêutico Clínico - www.farmaceuticoclinico.com.br. A comunidade prática virtual vai reunir pessoas, blogs e grupos em uma rede profissional voltada à área de assistência farmacêutica e farmácia clínica.

Ministro da saúde – O ministro de estado da saúde, Alexandre Padilha, havia confirmado presença no evento em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico, mas foi convocado para reunião extraordinária no palácio do Planalto, com a presidente Dilma Rousseff. Ele também seria homenageado com o recebimento da Comenda - Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional.

“Apesar de o ministro não poder estar presente, avisou que irá nos receber, com muito prazer, em seu gabinete para que lhe entreguemos a homenagem. Ele também deixou suas felicitações aos profissionais farmacêuticos de todo o País”, repassou o presidente do CFF.

Fonte: Comunicação CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700