Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Presidente do CFF participa do 3º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Rondônia

Data: 17/09/2013

Temas inovadores e de interesse da saúde pública, com foco na assistência farmacêutica, foram abordados em cursos e palestras, em Porto Velho (RO), durante o 3º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Rondônia. Evento realizado pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF/RO), de 12 a 14 de setembro, no Aquarius Selva Hotel. Na abertura do evento, o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, falou sobre a profissão farmacêutica, no Brasil.

Para Walter Jorge João, a Farmácia, no Brasil, passa por um momento ímpar de transformação e, por consequência, de muitos desafios. “Temos inúmeros desafios a enfrentar, e não podemos esperar, pois eles estão relacionados à manutenção da saúde, à cura de doenças e à preservação da vida”, comentou.

De acordo com a Conselheira Federal de Farmácia por Rondônia, Lérida Vieira, os temas abrodados estiveram dentro do contexto inovador da saúde pública brasileira, cujo desafio é oferecer serviços de qualidade à população em todas as áreas, que no caso da farmácia, são mais de 70, embora o farmacêutico seja mais conhecido por atender atrás do balcão dos estabelecimentos e nos laboratórios de análises clínicas. “É preocupação do CRF-RO a valorização da profissão no Estado, a partir da vida acadêmica”, disse a Conselheira.

Lérida Vieira lembra que além do Congresso, periodicamente, são oferecidos cursos, tanto na Capital quanto no interior do Estado, inclusive de pós-graduação, voltados aos coordenadores de cursos de farmácias das instituições de ensino do Estado, oportunizando, dessa forma, o intercâmbio de informações com professores.

Durante o evento foram discutidos temas como: “Promoção do bem estar do paciente através da indicação das Práticas Farmacêuticas Integrativas (Homeopatia, Fitoterapias e outras)”, “Orientação ao Paciente para o Uso Correto dos Medicamentos Inalatórios”, “Assistência Farmacêutica em Oncologia” e “Resistência Bacteriana: uso indiscriminado dos antimicrobianos”.

MANAUS – No dia 13 de setembro, o Presidente do CFF participou  do 6º Simpósio Nacional de Assistência Farmacêutica e do 1º Encontro Amazonense de Farmacêuticos no Controle Social da Saúde. Na oportunidade, Walter Jorge João acompanhou os debates dos Grupos de Trabalho sobre questões da Assistência Farmacêutica, valorização e qualificação do profissional.

Fonte: CFF
Autor: Comunicação

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700