Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Vice-presidente do CFF fala sobre prescrição farmacêutica para estudantes da UniCesumar

Data: 12/09/2013

O Vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Valmir de Santi, proferiu palestra na noite desta terça-feira, dia 10 de setembro, durante a 8ª Jornada Científica de Farmácia da Unicesumar. Recebido pelo coordenador do curso de Farmácia da Faculdade, Sidney Edson Mella Júnior, e pelos professores Talma Reis Leal Fernandes e Rafael Padial, Valmir de Santi fez uma análise do mercado de trabalho para o farmacêutico na atualidade e falou sobre perspectivas, diante da nova resolução do Conselho, que instituiu a prescrição farmacêutica.

O auditório da Unicesumar esteve repleto de estudantes de Farmácia, mas também contou com presenças ilustres da área, como o professor Basílio Bacarin, professor aposentado do curso de Farmácia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Valmir de Santi monstrou que a prescrição farmacêutica é realidade em vários países, como Canadá, Estados Unidos e Austrália, entre outros. No Brasil, a prescrição farmacêutica envolverá os medicamentos isentos de prescrição médica, as plantas medicinais, as drogas vegetais e os fitoterápicos - também isentos de prescrição.

No caso de medicamentos que exijam prescrição médica, o farmacêutico atuará em parceria com os demais prescritores, a exemplo do que já acontece na Austrália, Reino Unido e alguns estados americanos. “O farmacêutico faz a repetição da receita, a substituição de medicamentos, o manejo de pacientes, sempre através de um protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde”, explicou o vice-presidente do CFF. “Isso trará um grande benefício à população, diminuindo a sobrecarga médica, pois o farmacêutico se responsabilizará pelo acompanhamento clínico dos pacientes crônicos, em ação suplementar.”

A nova resolução foi aprovada em plenária nos dias 29 e 30 de agosto, em Ponta Porã (MS), menos de duas semanas depois da aprovação da Lei do Ato Médico, que, graças aos vetos da Presidência da República, preservou a autonomia das demais profissões da saúde. Segundo Valmir de Santi, além dos benefícios para os pacientes, a prescrição farmacêutica, também resultará em grande ganho para os profissionais da área. “Ela agregará importância à farmácia como estabelecimento da área de saúde e promoverá a valorização do trabalho farmacêutico, gerando mais empregos na área.”

O coordenador do curso de Farmácia da UniCesumar agradeceu a presença do vice-presidente do CFF. No discurso de abertura da palestra de Valmir de Santi, Sidney Edson Mella Júnior questionou os colegas presentes e os futuros farmacêuticos sobre o que eles estão fazendo para que a profissão seja valorizada. E ele mesmo respondeu: “Para sermos valorizados pela população precisamos mudar nossa postura. Precisamos ser farmacêuticos que fazem a diferença.” Valmir de Santi salientou que a prescrição farmacêutica será uma excelente ferramenta para que isso ocorra e a classe seja cada vez mais necessária e presente na sociedade.

O professor Basílio Bacarin, que tem 78 anos, a maior parte deles dedicados à profissão, lembrou das dificuldades que os profissionais enfrentaram ao longo de décadas para conquistar seu espaço e declarou que a prescrição farmacêutica representa “uma luz no fim do túnel”. Ele elogiou a gestão do CFF pela coragem de instituir a nova modalidade de atuação por meio de norma e disse que esta vem resgatar o papel do farmacêutico dentro da Farmácia. “Dá vontade de começar tudo de novo”, afirmou. A declaração tem um peso importante, considerando a representatividade do professor para a Farmácia brasileira. Ele foi uma das principais lideranças do Paraná no movimento que o Conselho realizou na década de 80 para trazer o farmacêutico de volta às farmácias, que tinham se transformado em meros pontos de venda de medicamento.

Fonte: CFF
Autor: Comunicação

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700