Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Congresso Internacional da FIP 2013

Data: 04/09/2013

 Até o dia 5 de setembro, farmacêuticos de diversos países participam de mais uma edição do Congresso Internacional organizado, anualmente, pela Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP). O Conselho Federal de Farmácia (CFF) enviou, como representante, seu Secretário-geral, José Vilmore Silva Lopes Júnior.

O evento está sendo realizado em Dublin, na República da Irlanda. O tema deste ano é: “Uma visão de futuro para pacientes complexos”, e vai abordar o papel central do farmacêutico na prestação de assistência ao paciente. Estão reunidos no encontro farmacêuticos que atuam na prática comunitária, na prática hospitalar, no meio acadêmico, na indústria, na regulamentação, além de pesquisadores e estudantes.

O Congresso FIP 2013 tem como objetivo demonstrar a importância dos farmacêuticos na gestão de pacientes complexos, proporcionando uma extensa plataforma de aprendizado e crescimento. A intenção é examinar a temática em torno do atendimento de pacientes complexos a partir de todos os pontos de vista. A ênfase é a interação entre os participantes a fim de facilitar um local aberto para o debate sobre questões que afetam nossos pacientes e nossa profissão.

O Secretário-geral do CFF, José Vílmore acredita que a atividade farmacêutica, no Brasil, se desenvolveu muito nos últimos anos, mas ainda há muito a crescer. “Estamos diante de numerosos desafios que colocarão em voga a profissão farmacêutica. Isso exige preparo, competência técnica e formação humana, em especial, dos farmacêuticos que atuam nas farmácias comunitárias” afirmou.

No dia 31 de agosto foi realizada a reunião do Conselho Geral da FIP. Da pauta, constaram temas como: relatório do Grupo de Trabalho da FIP sobre modelos de remuneração para farmácias hospitalares e comunitárias; ferramentas para melhorar a comunicação com as organizações membro; atualização dos estatutos da FIP, entre outros.

Para o Presidente do CFF, Walter Jorge João, o Congresso da FIP é a melhor oportunidade para a troca de experiências. “É a melhor oportunidade que representantes da categoria farmacêutica de todos os continentes têm para discutir, planejar e buscar respostas aos grandes desafios que a humanidade faz aos farmacêuticos, como a produção de medicamentos para a cura de doenças ainda intratáveis e o acesso universal aos serviços farmacêuticos”, disse o dirigente. A realização da reunião plenária do CFF, na cidade de Ponta Porã (MS), nos dias 29 e 30 de agosto, impediu o dirigente de participar do Congresso da FIP, em 2013.

FIP - Fundada em 1912, a FIP é a federação mundial de associações nacionais de farmacêuticos e cientistas farmacêuticos e está em relações oficiais com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Através de suas 127 Organizações Membro, a FIP representa e atende mais de dois milhões de médicos e cientistas de todo o mundo. forças internas e externas estão dirigindo o curso dos cuidados de saúde moderno e por sua vez, como cada profissão pode contribuir melhor para ele. Reconhecendo este fato, a FIP desenvolveu uma nova Visão, Missão e Plano Estratégico, com o objetivo de integrar firmemente a Federação e aqueles que servem nas decisões de saúde globais e ações.

Em 2012, o Congresso da FIP foi realizado na Holanda, seu país de origem, e reuniu cerca de 3 mil farmacêuticos e cientistas do setor de mais de 200 nações. O Congresso é o principal evento internacional farmacêutico do mundo e oferece oportunidades de aprendizagem em todas as áreas da Farmácia.

Fonte: CFF
Autor: Comunicação

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700