Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Farmácia apresenta cinco trabalhos científicos em congresso

Data: 28/08/2013

No 2º Congresso Binacional de Farmácia e Análises Clínicas serão apresentados cinco trabalhos científicos produzidos na Unoeste. O evento ocorrerá na próxima quinta (29) e sexta-feira (30), no Centro de Convenções de Ponta Porã (MS). As produções foram desenvolvidas pelo curso de Farmácia da universidade e estão cadastradas na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e na Coordenadoria Central de Pesquisas (CCPq), que é vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Entre os envolvidos na organização do evento estão o Conselho Regional de Farmácia do Mato Grosso do Sul (CRFMS), Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), com apoios, entre outros da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), Secretaria de Estado de Saúde, Asociación de Químicos Farmacêuticos del Paraguay, Federação Interestadual dos Farmacêuticos (Feifar), Sindicato dos Farmacêuticos do Mato Grosso do Sul (Sinfarms) e Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag).

Os trabalhos envolveram professores e alunos, atendendo as necessidades de pesquisa do Sistema Único de Saúde (SUS), que contemplam a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, contando ainda, com a orientação do professor doutor Décio Gomes de Oliveira que estará em Ponta Porã nas companhias dos estudantes Willian Caldeira Martins e Anna Karoline de Brito Carneiro. Os demais acadêmicos envolvidos foram Samuel Toninato Shimabuku, Karina Norato Herling, Patrícia Fávaro dos Santos e as egressas Tatiane de Souza Almeida e Natália Tanaka.

Integraram os estudos também, os docentes Luís do Nascimento Ortega, Rosangela Cristóvão Ferreira, Marcos Alberto Zocoler e Leonilda Chiari Galle. Por ordem numérica de apresentação, o primeiro trabalho tem o título “Determinação da concentração de ferro em extratos alcoólicos da Pereskia aculeata Mill pelo método de espectrofotometria de absorção atômica”. Já o segundo será “Impacto da implantação do sistema Bactec- MGIT 960 no Programa de Controle e Prevenção da Tuberculose na região de Presidente Prudente-SP”.

O terceiro estudo é intitulado “Estudo dos possíveis efeitos genotóxicos de plantas medicinais utilizadas por usuários do SUS, por meio do teste do Micronúcleo em Eritrócitos periféricos de ratos Wistar”. O quarto será “Estudo dos possíveis efeitos mutagênicos do fitoterápico Pasalix em ratos da linhagem Wistar”. Por fim, o quinto é denominado “Características sócio demográficas e estudo etnobotânico das plantas utilizadas pelos usuários do Sistema Único de Saúde”.

Fonte: Portal Unoeste

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700