Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Mercado aberto: Parcerias para a produção de remédios para o SUS batem recorde no semestre

Data: 19/08/2013

A quantidade de acordos entre laboratórios públicos e privados para a fabricação de remédios para o SUS bateu recorde no primeiro semestre deste ano, segundo a Protec (Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica).

Foram fechadas 33 PDPs (parcerias para o desenvolvimento produtivo) nos primeiros seis meses de 2013. No ano passado, o número total foi de 21, e, em 2011, de 10.

"Sem essas iniciativas, ficamos sujeitos aos preços impostos pelos fabricantes estrangeiros", diz o diretor-geral da entidade, Roberto Nicolsky.
O aumento aconteceu por causa de um novo modelo competitivo de parceria articulado pelo Ministério da Saúde neste ano, segundo Carlos Gadelha, secretário de ciência e tecnologia da pasta.

Antes, apenas um laboratório privado ficava responsável pela fabricação de um medicamento farmoquímico.

Com a atualização, foi incluída a produção de remédios biológicos, em que vários laboratórios podem fazer PDPs para um único composto.

"Devemos fechar o ano com cem parcerias. A grande meta, porém, mais do que o número, é aumentar a densidade tecnológica dos acordos", disse o secretário.

O Cristália, que produz químicos e farmacêuticos, fechou um total de 26 contratos de fabricação de medicamentos desde quando as parcerias começaram a ser estabelecidas, em 2009.

Do montante, porém, apenas nove estão com registro liberado pela Anvisa.

Em 2012, o laboratório recebeu a autorização de distribuição do ministério para quatro remédios.

"O preço estimado total de venda era de R$ 450 milhões. Mas, como tivemos a quantidade de alguns pedidos reduzida, a compra fechou em aproximadamente R$ 300 milhões", diz Ogari Pacheco, presidente do Cristália.

Fonte: Folha de S.Paulo
Autor: Maria Cristina Frias

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700