Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF NO 7º RIOPHARMA

Data: 15/08/2013

 “Temos inúmeros desafios a enfrentar, e não podemos esperar, pois estes desafios estão relacionados à manutenção da saúde, à cura de doenças e à preservação da vida”. Foram essas as palavras iniciais do Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, ontem, (14.08) na abertura do 7º Congresso RioPharma de Ciências Farmacêuticas, no Rio de Janeiro (RJ).

Da mesa de abertura também participaram o Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CFR/RJ), Paulo Oracy, Francisco Cláudio de Souza (Vice-Presidente); Denise Costa Ribeiro (Secretária-Geral) e Tânia Maria Mouço, Presidente da Comissão Científica do evento.

O 7º Congresso RioPharma será realizado até o dia 16 de agosto e tem como tema Antigas práticas, novos desafios da profissão farmacêutica. Durante o seu pronunciamento, o Presidente do CFF, Walter Jorge João, destacou que um dos principais desafios do farmacêutico brasileiro é afirmar-se como profissional da saúde, qualificado para a lida com o paciente, identificado com o exercício da farmácia clínica e apto a se inserir nas equipes multiprofissionais. “Mesmo na busca por novas práticas e usando da mais moderna tecnologia o foco do farmacêutico sempre será o serviço prestado ao paciente”, destacou.

Durante a abertura, o Presidente do CRF/RJ e da Comissão Organizadora do evento, Paulo Oracy, agradeceu a presença dos diretores de Conselhos Regionais, dirigentes de entidades farmacêuticas, profissionais, docentes e estudantes. Na oportunidade, lembrou que a cadeia produtiva do medicamento é extensa e rica, e que o profissional que detém a ciência que envolve o medicamento – o farmacêutico – ainda não é valorizado como deveria.

Um dos principais desafios da profissão apontados pelo Presidente do CFF, durante seu pronunciamento foi o exercício da farmácia clínica. Em julho de 2013, o CFF disponibilizou em seu site a Consulta Pública nº 07 que trata da proposta de resolução que regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico. As contribuições enviadas estão sendo analisadas e o texto da proposta de resolução deve ser apreciado pelo Plenário do CFF, na sua próxima reunião, ainda este mês. De acordo com o texto, essas atribuições visam à promoção, proteção e recuperação da saúde. São atribuições clínicas do farmacêutico: estabelecer e conduzir uma relação de cuidado centrada no paciente segundo preceitos profissionais e bioéticos; Participar da avaliação da farmacoterapia, contribuindo para que o paciente utilize os medicamentos de que necessita, nas doses, vias de administração e duração adequadas, de forma segura, e de modo que o mesmo tenha condições para realizar o tratamento conforme recomendado pela equipe de saúde; entre outras.

Na abertura do 7º Riopharma, o assessor da Presidência do CFF, Tarcísio José Palhano, ministrou a palestra “A história da farmácia clínica no Brasil”. Palhano discorreu sobre a estruturação da primeira farmácia clínica, em 1973, no Rio Grande do Norte, sobre a realização do I Seminário Brasileiro de Farmácia Clínica, em 1981 (Natal/RN) e sobre o Curso de Especialização em Farmácia Hospitalar para o Controle de Infecção Hospitalar realizado de 1985 a 1992, com a participação de 191 farmacêuticos de todos os Estados brasileiros.

RioPharma - No programa científico, composto por cerca de 40 palestras, mesas-redondas e cursos com temas visando atualizar e aperfeiçoar o conhecimento de novatos e veteranos apresentando novidades do setor, as áreas da farmácia privada e pública, desde a comunitária à homeopática, saúde pública, pesquisa clínica, industrial, análises clínicas, toxicologia, práticas integrativas e alimentos serão abordadas sob a ótica de novas possibilidades de atuação e propiciando aos congressistas uma reavaliação da posição do farmacêutico na atualidade, frente aos desafios para a plena incorporação de novas atribuições profissionais.
Mais informações - http://www.congressoriopharma.com.br/

Fonte: CFF
Autor: Comunicação

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700