Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF e Opas unidos pelo uso racional de medicamentos

Data: 02/12/2008

É crescente o número de problemas relacionados ao uso de medicamento sem orientação. São intoxicações, reações adversas e interações com outros medicamentos e alimentos. De acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 2006, quase 33 mil pessoas foram intoxicadas. Cientes da importância do farmacêutico na orientação sobre o uso de medicamentos, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) assinaram um Protocolo de Intenções visando à cooperação em projetos técnicos, científicos e educacionais no campo do uso racional de medicamentos.

De acordo com Christophe Rerat, Coordenador da Unidade de Medicamentos e Tecnologia da OPAS, uso racional de medicamentos é quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade. “É um orgulho representar a OPAS, no momento em que ela firma este compromisso com o Conselho Federal de Farmácia. Acredito que, a partir de agora, a Organização estará mais próxima do farmacêutico, que é responsável por orientar sobre o uso de medicamentos, e é o primeiro profissional procurado pela população, em caso de problemas com a saúde ”, disse.

O Protocolo de Intenções foi assinado, durante a Reunião Plenária do CFF, realizada, nos dias 26 e 27 de novembro, em Brasília. O Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, explicou que a parceria facilitará ações para a promoção do uso racional de medicamentos. “A partir de agora, teremos melhores condições de promover a capacitação de recursos humanos, disseminar as informações sobre saúde, estimular a participação do farmacêutico no SUS (Sistema Único de Saúde) e sensibilizar a sociedade sobre o uso racional de medicamentos”, completou Souza Santos.
 

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos

Vídeo
Medicamento é coisa séria. Automedicação é um risco.











Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Logomarca Gedoor

Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHCGN-CR 712/713 Bloco "G" Loja 30 / Brasília - DF - Brasil - CEP: 70760-670

Fone: (61) 2106-6552 - Fax: (61) 3349-6553