Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Mercado aberto: Uso de genéricos contra hipertensão cresce 190%

Data: 09/08/2013

O consumo de medicamentos genéricos para o controle da hipertensão arterial cresceu 190% entre janeiro de 2010 e abril deste ano, segundo uma pesquisa da PróGenéricos (associação do setor).


No início de 2010, remédios para o controle da doença começaram a ser distribuídos gratuitamente pelo programa do governo federal Aqui tem Farmácia Popular.


A pesquisa, baseada em dados do IMS Health (empresa internacional especializada em saúde), mostra que no período o consumo anual de anti-hipertensivos subiu de 41,1 milhões para 119 milhões de unidades.


Entre os produtos para pressão alta distribuídos gratuitamente pelo Farmácia Popular estão o Atenolol, Captopril, Propranolol, Hidroclorotiazida, Losartan Potássico e Maleato de Enalapril que, juntos, respondem por 16,57% das vendas do setor.


O Losartan Potássico responde sozinho por 5,58% da comercialização dos remédios genéricos no Brasil.


"É o maior crescimento isolado registrado por uma classe de remédios na história dos genéricos no país", afirma Telma Salles, presidente da entidade.
Os genéricos chegaram às farmácias no ano 2000. Os estabelecimentos compram os produtos e o governo os reembolsam. "Os genéricos representam cerca de 80% do que é dispensado pelo programa", diz Salles.


"Crescem o acesso e o uso no país, o que mostra a eficácia dos genéricos." O programa também oferece produtos para tratamento de outras doenças, como o diabetes.
 

Fonte: Folha de S.Paulo
Autor: Maria Cristina Frias

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700