Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

CFF leva contribuições ao Encontro de Delegados Honorários do CRF/BA

Data: 01/08/2013

O XVII Encontro de Delegados Honorários do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) reuniu em Salvador, nos dias 26 e 27 de julho, representantes dos farmacêuticos dos municípios baianos, além de representações nacionais. O evento, que contou com a participação do Vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Valmir de Santi, teve como foco os projetos de lei de interesse da categoria que estão em tramitação no Congresso Nacional.

No primeiro dia do encontro, a Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, Deputada Federal Alice Portugal (PCdoB/BA), reafirmou o compromisso com as lutas relativas à profissão. “Há muitas propostas que, sem dúvida, beneficiariam não apenas os profissionais farmacêuticos, mas toda a população. Por isso, temos lutado para que o farmacêutico tenha voz na Câmara e Senado. Neste momento, empreendemos esforços pela aprovação do projeto do Deputado Ivan Valente (PSOL-SP), que transforma a farmácia em estabelecimento de saúde.”

Alice Portugal lembrou que outro projeto que necessita de mais apoio é o que torna obrigatória a contratação de farmacêuticos em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) que disponham de farmácias ou dispensários de medicamentos, de autoria da Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Já na manhã do dia 27, o Vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Valmir de Santi, falou sobre a revista “Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS”, publicação lançada pelo CFF, durante o XIX Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). “Nosso grande desafio é fazer parte do dia a dia das pessoas. Se o farmacêutico não está em evidência, ele não é lembrado. Para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por esses profissionais, a revista traz relatos de municípios brasileiros que obtiveram êxito em organizar seus serviços de saúde, através da atuação direta do farmacêutico”. O dirigente parabenizou os municípios baianos de Vitória da Conquista e Cícero Dantas, que receberam destaque nesta primeira edição da publicação.

Análises Clínicas – Os problemas enfrentados pelo setor de Análises Clínicas foram abordados por lideranças como o Conselheiro Federal de Farmácia pela Bahia, Mário Martinelli Júnior, que fez reflexões sobre o cenário nacional e defendeu o reajuste da tabela SUS para exames laboratoriais. “Temos realizado reuniões, fóruns, debates, além de audiências com autoridades, para sensibilizá-las a respeito da situação dos laboratórios de análises e tentar modificar a realidade diagnosticada por diversos levantamentos feitos pelo CFF e pela SBAC (Sociedade Brasileira de Análises Clínicas)”, comentou. O objetivo é garantir a sustentabilidade econômico-financeira e a qualidade dos serviços essenciais aos usuários do SUS.

O Presidente do CRF-BA, Altamiro José dos Santos, agradeceu a participação dos presentes e ressaltou a importância do trabalho realizado pelos delegados nos municípios. Participaram do encontro o Vice-presidente do CRF-BA, Clóvis Reis; o Secretário-geral do CRF-BA, Cleuber Fontes; o representante da ANVISA, Marcel Figueira; o Presidente da Associação dos Farmacêuticos do Estado da Bahia, Edson Alan; o Diretor do Sindifarma, José Jorge da Silva; e dos diretores da SBAC/Bahia, Arivaldo Moraes e José Roberto Carvalho.

 

Fonte: Ascom CRF/BA
Autor: Joseanne Guedes

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700