Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF oferecerá curso de capacitação em Farmácia Hospitalar

Data: 26/07/2013

 Até o mês de dezembro de 2013, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) deve oferecer curso de Capacitação e Atualização em Farmácia Hospitalar. O objetivo é formar farmacêuticos hospitalares que atuarão, nos estados, como multiplicadores, principalmente na rede pública. O projeto foi apresentado durante a plenária do CFF, nesta quinta-feira, dia 25 de julho, por Helaine Capucho, Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (Sbrafh) e integrante do Grupo de Trabalho (GT) sobre Farmácia Hospitalar do CFF.

A ideia é uniformizar a atuação dos farmacêuticos hospitalares em todo o País, tendo como parâmetro o conteúdo preconizado pelo Conselho. A formação dos farmacêuticos hospitalares multiplicadores será feita por alguns dos especialistas mais renomados na área. O curso terá seis módulos de 96 horas e o material didático elaborado pelo GT será fornecido pelo Conselho Federal. Cada Conselho Regional de Farmácia indicará os farmacêuticos hospitalares que farão o curso, em Brasília, com todas as despesas custeadas pelo CFF.

Em contrapartida aos investimentos feitos pelo Conselho Federal, os conselhos regionais assumirão o compromisso de disseminar as informações entre os profissionais da área, em seus estados. A meta é formar pelo menos 20 farmacêuticos hospitalares multiplicadores, até início de 2014. Além da Sbrafh, o curso do CFF será chancelado pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (Sobrafo) e pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE). O coordenador do GT sobre Farmácia Hospitalar do CFF, Josué Schostack, lembrou que os conselhos regionais poderão indicar membros de suas Comissões de Farmácia Hospitalar para participar.

“É preciso oferecer oportunidade de atualização de conceitos e práticas em farmácia hospitalar, harmonizar conceitos e práticas da assistência farmacêutica hospitalar no Brasil e contribuir com os Conselhos Regionais de Farmácia na capacitação de farmacêuticos em assistência farmacêutica hospitalar”, comentou Helaine Capucho, durante a apresentação.

O assessor da Presidência, Tarcísio Palhano, reforçou a necessidade de selar muito bem o pacto com os conselhos regionais, para que efetivamente os farmacêuticos hospitalares indicados atuem como multiplicadores. “Senão corremos o risco de o projeto não dar nenhum resultado.” O Presidente do CFF, Walter Jorge João elogiou a iniciativa do GT. “Quero parabenizar o grupo pela proposta e salientar a disposição da Diretoria do CFF de viabilizar sua execução dentro do prazo previsto”, concluiu o dirigente.

Fonte: CFF
Autor: Comunicação

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700