Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Farmacêuticos do Mato Grosso do Sul debatem sobre prescrição

Data: 24/07/2013

Nesta quarta-feira, dia 24 de julho, às 18h30, o Conselho Regional de Farmácia do Mato Grosso do Sul (CRF/MS) realiza uma reunião aberta no auditório de sua sede para discutir com os farmacêuticos sobre a proposta de resolução do Conselho Federal de Farmácia que institui a prescrição farmacêutica. O debate está sendo promovido no último dia para contribuições à Consulta Pública 06/2013, aberta pelo CFF para ouvir as opiniões da sociedade sobre o assunto. O Conselho Federal de Farmácia estará representado pelos seus assessores técnicos Cláudia Serafin, José Luis Miranda Maldonado, Josélia Frade e pela sua consultora ad hoc Angelita Cristina de Melo.

Clamor da categoria e fruto de um amplo debate em todo o País, a prescrição farmacêutica está muito mais próxima. A estimativa do CFF é que a prescrição cause um impacto positivo na saúde das pessoas, repercutindo nos sistemas público e privado.

Resolução – A prescrição farmacêutica prevê a seleção de terapias farmacológica e não farmacológica, além de outras intervenções relativas ao cuidado do paciente, “no limite de sua competência profissional”. As terapias farmacológicas incluem os medicamentos isentos de prescrição médica, as plantas medicinais, as drogas vegetais e os fitoterápicos também isentos de prescrição.

Para prescrever, o farmacêutico tomará como base as necessidades de saúde do paciente, as evidências científicas disponíveis, os princípios éticos e as políticas de saúde. O foco principal dessa prática será, sempre, o uso seguro e racional de medicamentos, visando à prevenção de incidentes relacionados a esses produtos e à diminuição de danos à saúde decorrentes do tratamento.

No caso de medicamentos que exijam prescrição médica, faculta-se ao farmacêutico o estabelecimento de acordos de colaboração com os prescritores, conforme os protocolos institucionais ou normativas técnicas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e demais esferas de gestão sanitária, que permitam o desenvolvimento de atividades de início, adição, manutenção, substituição, ajuste ou interrupção da farmacoterapia do paciente.

 

Fonte: CFF
Autor: Comunicação

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700