Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Começa o maior congresso farmacêutico de Minas Gerais

Data: 19/07/2013

Milhares de farmacêuticos lotaram Minascentro, em Belo Horizonte, no primeiro dia do 12º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais. Com programação diversificada, o 12º CFBMG está trazendo discussões sobre as principais novidades do setor farmacêutico em suas mais variadas áreas.

Ao dar as boas vindas aos mais de 2.400 inscritos, o presidente do Congresso e vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), Claudiney Ferreira, reforçou os motivos que levaram à escolha do tema: “A gestão farmacêutica como diferencial competitivo”. “É a primeira vez, em 24 anos de Congresso, que introduzimos discussões que vão além do conhecimento técnico e científico farmacêutico. Conhecer um pouco mais sobre as ferramentas que fortalecem a atuação do profissional na área administrativa é uma das saídas para quem quer um lugar diferenciado no nosso competitivo mercado”.

Um dos destaques do primeiro dia foi a I Oficina para Discussão de Consultas Públicas do CFF, que reuniu lideranças dos conselhos regionais e entidades farmacêuticas de várias regiões do Brasil. Na pauta estava o debate de algumas das cinco consultas públicas que estão abertas para identificar os anseios da categoria, entre elas a que regulamenta a prescrição farmacêutica.

Segundo o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, não haveria espaço mais apropriado para essa discussão do que o 12º CFBMG. “Minas Gerais é o segundo estado da federação em número de farmacêuticos. Sabemos do excelente trabalho que tem sido desenvolvido pelo CRF/MG na condução dos farmacêuticos mineiros, profissionais conscientes de sua responsabilidade na promoção da saúde. Por isso aproveitamos essa oportunidade em que os olhos estão voltados para os desafios e potencialidades da nossa profissão para extrair propostas e sugestões que enriqueçam as nossas discussões”, destacou.

Na oportunidade, o Presidente do CFF, lembrou que a prescrição farmacêutica está em Consulta Pública, no site do CFF. “O Conselho Federal de Farmácia não desiste da ideia de que o farmacêutico precisa ser reconhecido como o profissional da saúde que detém todo o conhecimento da área de medicamentos. Por isso, até o dia 22 de julho, está em Consulta Pública, no site do CFF, a proposta de resolução que dispõe sobre a regulamentação da prescrição farmacêutica. Participem!”, disse Walter Jorge João. (Clique aqui e acesse a Proposta de Resolução) 

Outro ponto alto do evento foi o início do V Seminário Rede Farmácia de Minas, que contou com mais de 900 farmacêuticos que atuam nas farmácias públicas municipais. A Superintendente de Assistência Farmacêutica, Renata Macedo, apresentou os avanços do programa desde a sua criação, há seis anos. “Saímos do modesto número de 67 unidades no primeiro ano para hoje termos 505 unidades em funcionamento e a previsão de cobertura de até 90% da população com acesso à assistência farmacêutica de qualidade até 2014”, comemorou.

Renata Macedo ressaltou a parceria com o CRF/MG, que, segundo ela, tem permitido a capacitação permanente e progressiva dos profissionais que atuam na rede. “Só foi possível alcançar esses bons resultados porque há seis anos fizemos a aposta acertada de nos unir ao Conselho de Farmácia, Regional e Federal, na oferta de capacitação aos nossos profissionais”, reforçou.

Além das discussões na área de Saúde Pública, cursos e palestras sobre Farmácia Hospitalar, Industrial, Comunitária, de Manipulação, Práticas Integrativas e Análises Clínicas movimentaram os auditórios do Minascentro. Nos intervalos das atividades, os congressistas também puderam conhecer as novidades do setor farmacêutico nos 41 estandes da 12ª Expofarma. Mais informações - http://www.crfmg.org.br/congresso/index.php


O 12º CFBMG em números
Mais de 2.400 inscritos
721 municípios representados
21 Estados participantes

Fonte: CFF com Comunicação/CRF-MG
Autor: Comunicação/CFF e Comunicação/CRF-MG

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700