Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Engenheiro cria aparelho de pressão com acesso pela Web

Data: 18/07/2013

O processo de análises e avaliações dos exames de pressão arterial pode ser acessado de qualquer parte do planeta que tenha sinal de telefonia celular.

O engenheiro do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Flávio Gottardo, desenvolveu um processo inédito de aperfeiçoamento das análises e avaliações dos exames de pressão arterial.

E com a facilidade de poder ser acessado de qualquer parte do planeta que tenha sinal de telefonia celular.

Além de ter a vantagem de receber os exames exibidos em gráficos, que dão maior visibilidade para a interpretação médica sobre a pressão do paciente.

Gottardo é diretor técnico da empresa Yara Telemedicine , de Belo Horizonte, e também sócio proprietário da Qualitas Engenharia, empresa do polo aeroespacial de São José dos Campos, especializada no desenvolvimento de produtos de alta tecnologia, inclusive para a área médica.

Desde a década de 1990, ele desenvolve sistemas inteligentes que podem ser usados em vants , para monitoramento de rios e lagos até indicadores portáteis para diabéticos dependentes de insulina.

O engenheiro se deparou com pesquisas médicas impressionantes.

Segundo dados do Ministério da Saúde, as doenças crônicas não transmissíveis, conhecidas como doenças do sangue, constituem o maior problema de saúde dentro da medicina e corresponderam a 72% das causas de morte. I

sto o fez estudar mais de perto os processos aplicados pelos médicos para obter informações sobre a pressão arterial.

Para Gottardo existia uma questão de ordem matemática que poderia ser equacionada a partir de instrumentos específicos.

“Como o médico, independente de sua especialização, geralmente não consegue fazer o diagnóstico com uma só medição, passei a pesquisar quais os procedimentos que facilitariam a esse profissional ter informações de seu paciente de maneira remota, sem restrições de mobilidade.

Com isso desenvolvi um sistema, o Sistema de Telemetria de Pressão Arterial, pelo qual ele pode acessar os dados da pressão arterial pelo smartphone, tablet, PC ou notebook, basta se conectar a internet”, disse Gottardo.

A grande vantagem desse processo é que o médico não precisa estar no seu consultório para acessar o exame, além de ter a possibilidade de fazê-lo qualquer momento, mesmo diante de uma emergência.

O conceito é simples, mas para desenvolver todos sistemas e equipamentos de maneira a serem práticos e sem dificuldades tanto para o paciente como para o profissional de medicina a situação se complicou.

“Foi preciso muita engenharia neste processo, muitas vezes
o que se parece uma ideia simples tem uma execução extremamente elaborada por causa das variantes que precisam ser levadas em consideração.

Caso não se faça isso, a conta nunca fecha, sempre aparecerá algum problema a ser resolvido na frente, o que não pode acontecer num projeto de trata principalmente da vida da pessoa”, explicou.

A parte de hardware do produto foi desenvolvida pela Qualitas Engenharia em parceria com fornecedores nacionais.

Além de conseguir transmitir por um sistema dedicado,via modem interno, o equipamento é pequeno e de fácil manuseio, sem grandes diferenças dos aparelhos convencionais.

Para receber essas informações o médico não necessita de softwares instalados e qualquer aplicativo.

Basta se conectar a internet.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia tem padrões para a pressão arterial que são seguidos pelos médicos.

Gottardo conseguiu uma solução de engenharia para colocar as medições em gráficos que correspondam a esses parâmetros estabelecidos pela entidade.

Algo até então inexistente.

“Mudei o paradigma da visualização, o que deu uma nova grade de pontos para a análise do médico.

Esta solução possibilita ao médico uma interpretação mais clara e aprescrição serábem maisprecis a”, afirmou o engenheiro.

Fonte: DCI
Autor: Júlio Ottoboni

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700