Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF disponibiliza publicação sobre experiências exitosas de farmacêuticas no SUS

Data: 15/07/2013

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) lançou durante o XIX Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília (DF), a revista Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS. (Link abaixo) . Nesta primeira edição, a publicação traz relatos de 28 iniciativas bem sucedidas em municípios das cinco regiões do País. O objetivo é publicar, ainda em 2013, outras edições, com relatos de outros municípios. “Estamos divulgando os projetos desenvolvidos nestas localidades, que comprovadamente deram bons resultados, para que os demais municípios possam se espelhar neles”, comenta o Vice-presidente do CFF, Valmir de Santi.

“A proposta é incentivar a prática da Assistência Farmacêutica de qualidade para o cidadão, usuário do SUS, e que, ao mesmo tempo, valorize o profissional, a exemplo do que ocorre nestes municípios”, ressalta o vice-presidente do CFF, que é também o coordenador do Grupo de Trabalho responsável pela publicação. Também integram o Grupo de Trabalho os farmacêuticos Lorena Baía, Wesley Magno Ferreira e Noêmia Liége Bernardo.

“A atuação do farmacêutico no SUS envolve a gestão de medicamentos em todas as etapas da cadeia produtiva, envolve a conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica, o acompanhamento e a avaliação da utilização e a educação permanente dos profissionais da saúde, do paciente e da comunidade em geral. É preciso reconhecer que o farmacêutico é essencial nos serviços públicos de saúde. Sua presença garante a informação ao paciente quanto ao uso correto de medicamentos e pode promover economia aos cofres públicos. A publicação elaborada pelo CFF traz alguns exemplos de municípios que souberam organizar alguns de seus serviços de saúde por meio da atuação direta do farmacêutico”, comentou Walter Jorge João, Presidente do CFF.

Para a Presidente da Comissão de Saúde Pública do CFF, Lúcia Sales, a publicação servirá de referência para a organização da assistência farmacêutica nos municípios. “Temos inúmeros exemplos de municípios que conseguiram organizar a assistência e valorizar o farmacêutico, mas temos poucos registros. Com essa publicação, o CFF preenche essa lacuna e dá publicidade a iniciativas que melhoraram a saúde nos locais de atuação”, afirma. A Comissão de Saúde Pública do CFF é composta, ainda, pelos farmacêuticos Lorena Baía, Wilson Hiroshi, Sílvio Machado e Silvana Leite.

Lorena Baía (GT) explica que, com a publicação, o CFF quis dar visibilidade ao trabalho que o farmacêutico vem desenvolvendo, nas diversas áreas de atuação, dentro do SUS. “Foram feitos relatos de experiências no campo da gestão, da atenção básica, da atenção farmacêutica e da farmácia hospitalar. Nós congregamos experiências das cinco regiões do Brasil e o objetivo é divulgar o que os farmacêuticos têm feito para que os gestores, os secretários de saúde, possam ver quais as vantagens de contar com os serviços desse profissional. O farmacêutico é indispensável à equipe multidisciplinar de saúde e está apto a desenvolver diversas funções dentro dessa equipe.”

Clique aqui e acesse a publicação

Fonte: CFF
Autor: Comunicação

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700