Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF votará proposta de Resolução que aprova referência de exames em laboratórios clínicos

Data: 14/11/2008

Brasília, 14.11.08 - A Comissão de Análises Clínicas e a Câmara Técnica de Honorários Profissionais do Conselho Federal de Farmácia (CFF) elaboraram, e levarão a Plenário do CFF, para votação, em novembro de 2008, a proposta de Resolução que aprova a referência de exames em laboratórios clínicos sob a responsabilidade técnica de farmacêuticos-bioquímicos. De acordo com a proposta, as referências dos exames correspondem aos valores mínimos que devem ser praticados pelos laboratórios clínicos, a partir de 2009, exceto para o SUS (Sistema Único de Saúde) e previdências estaduais e municipais.

 
Segundo, ainda, o texto da proposta, os preços éticos dos exames laboratoriais têm o objetivo de estabelecer e manter a justa remuneração dos exames e serviços laboratoriais; salvaguardar a dignidade da profissão farmacêutica e promover a elevação do relacionamento entre os farmacêuticos-bioquímicos.
 
A Presidente da Comissão de Análises Clínicas do CFF e Conselheira Federal pelo Rio Grande do Norte, Lenira da Silva Costa, explica que as referências foram obtidas, por meio de estudos e opiniões de profissionais que levaram em consideração a inexistência de valores éticos para os exames laboratoriais. "Já estive em várias capitais, levando a proposta e dando amplo conhecimento aos laboratórios, pois é importante que todos conheçam e participem da construção desta Referência", disse Lenira Costa.
 
Ela esclarece, ainda, que os integrantes da Câmara Técnica de Honorários Profissionais, que auxiliaram na elaboração da proposta, foram nomeados, durante o Fórum Ético Legal de Análises Clínicas, realizado pelo Conselho Federal de Farmácia, em 2007.
 
Os farmacêuticos Luiz Fernando Barcelos, representante do Sindicato dos Laboratórios do Rio Grande do Sul; Carlos Ayres, representante do Sindicato dos Laboratórios do Paraná; Getúlio Vale, do Rio Grande do Norte; Humberto Tibúrcio, Minas Gerais; Marcos Machado, de São Paulo, e Roberto Chaves, do Rio Grande do Norte, integram a Câmara Técnica. A Comissão de Análises Clínicas é formada pelos farmacêuticos Lenira Silva Costa (RN), José Gildo da Silva (AL), Jerolino Lopes Aquino (MT) e Luiz Arno Lauer (RS). 
 
 
Clique aqui e conheça a proposta de Resolução
 
Envie suas sugestões para o e-mail protocolo@cff.org.br

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700