Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

COIFFA: Eventos encerram-se com grandes debates

Data: 07/06/2013

Chegam ao fim, nesta sexta-feira (07), os eventos que abrangeram a “VIII Conferência Nacional de Educação Farmacêutica”, “V Congresso Ibero-americano de Ciências Farmacêuticas” e “XVI Conferência Ibero-americana de Faculdades de Farmácia”, estes dois últimos, pela primeira vez, no Brasil. O encontro, que durou três dias, ocorreu no Hotel Nacional, em Brasília, e foi realizado pela Conferência Ibero-americana de Faculdades de Farmácia (Coiffa) e produzido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Durante a manhã do último dia da programação, dois minicursos foram apresentados. Um deles abordou o tema “Medicamentos, alimentos e plantas: as interações esquecidas” e foi ministrado pelo professor Fernando Jorge dos Ramos, da Universidade de Coimbra (Portugal). Para o professor, o objetivo do minicurso foi lembrar que os farmacêuticos, ao pensarem em interações medicamentosas, costumeiramente, acabam esquecendo um detalhe fundamental: a existência de interações entre os alimentos, as plantas medicinais e o medicamento.

“Às vezes, quando um determinado medicamento está fazendo mal, ou não está tendo efeito, o problema consiste na alteração dos nossos hábitos alimentares e não, necessariamente, no medicamento em si”, explica. Em uma palestra bem interativa, Jorge dos Ramos lembrou, com casos práticos, que a alimentação de hoje é bem diferente da de gerações anteriores. “Na implicação do uso de aditivos químicos, em alguns casos, o alimento pode alterar todo o processo medicamentoso”, afirma.

O professor da Universidade de Coimbra acredita que um dos pontos mais importantes do minicurso foi transmitir, tanto aos farmacêuticos quanto aos estudantes de Farmácia, a preocupação de que não se deve focar apenas no medicamento, mas avaliar como usá-lo em determinados casos, para garantir um melhor uso e, por conta disso, uma melhoria da qualidade de vida das pessoas.

SEGURANÇA DO PACIENTE - O outro minicurso – “Cuidados farmacêuticos para segurança do paciente: laboratório clínico, reconciliação medicamentosa” – foi ministrado pela Presidente da Comissão de Ensino do CFF e Conselheira Federal de Farmácia pelo Rio de Janeiro, Dra. Ana Paula de Almeida Queiroz. Ela afirma que o tema de segurança do paciente, hoje, é fundamental e chega a ser de certa urgência.

De acordo com Ana Paula, um dos principais deveres do farmacêutico é ter uma postura atuante e efetiva, mas, para isso, seria preciso ter conhecimento para, após se formar na especialidade escolhida, exercer a profissão, adequando-se à demanda da sociedade. “Devido a essa grande demanda, já é urgente integrar esse farmacêutico não só na clínica, mas também na questão laboratorial, nos conhecimentos das análises clínicas”, diz a presidente, e ainda alerta: “A urgência desse quadro deve-se à falta de pessoal especializado na área”, concluiu Ana Paula de Almeida Queiroz.

PARTICIPANTES - O encontro movimentou mais de 500 congressistas que abarrotaram os espaços destinados à sua realização, no Hotel Nacional, em Brasília. Entre a plateia – regida por minicursos, palestras e seções temáticas – encontravam-se farmacêuticos, alunos de Farmácia, além de coordenadores e professores de cursos de Farmácia de todo o País.

Daniel de Melo Silva, Coordenador do curso de Farmácia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), foi um dos que participaram dos três dias do evento. Ele afirma que as Conferências foram muito válidas e deram a ele uma referência, ao tratarem de temas que envolvem a transição que a profissão farmacêutica passa, atualmente.

“Assim como eu, acredito que outros coordenadores de curso de Farmácia puderam, com a troca de experiências entre especialistas daqui e de outros países, ter um norte quanto a temas como a instituição da formação generalista. Essa questão, em especial, me deixava meio sem referência”, contou. “Agora, temos uma ideia do que devemos projetar para o futuro da profissão farmacêutica”, conclui o Coordenador.

Fonte: CFF
Autor: Anderson Souza, estagiário de Jornalismo, com supervisão do jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700