Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Começa amanhã o I Seminário Nacional de Educação Farmacêutica

Data: 12/11/2008

 

Brasília, 12.11.08 - O Conselho Federal de Farmácia (CFF) realiza, nos dias 13 e 14, no Hotel Nacional, em Brasília (DF), o I Seminário Nacional de Educação Farmacêutica. "É um evento restrito à área de educação e direcionado às Comissões de Ensino dos Conselhos Regionais de Farmácia e Coordenadores de Curso", afirma Magali Demoner Bermond, Presidente da Comissão de Ensino do CFF e Conselheira Federal pelo Espírito Santo.
 
O primeiro item da programação será o relato dos Encontros Regionais de Ensino Farmacêutico, que foram realizados em quatro Estados das regiões Sudeste (São Paulo), Norte e Centro-Oeste (Mato Grosso), Sul (Paraná) e Nordeste (Ceará). O objetivo é demonstrar a situação real do ensino farmacêutico no Brasil.
 
Logo em seguida, será ministrada a palestra "Conteúdos integradores: no passado, um sonho; hoje, realidade", pelos professores do Curso de Farmácia da Universidade de Caxias do Sul (UCS), William Perez e Marco Aurélio Dorneles. Trata-se de uma experiência em metodologia ativa que vem sendo praticada com sucesso na Universidade de Caxias do Sul
 
A Comissão de Ensino do CFF, organizadora do evento, ainda no primeiro dia, apresentará o Modelo Referencial de Ensino, um trabalho desenvolvido por um grupo integrado por professores com experiência no assunto. Segundo a Presidente da Comissão de Ensino do CFF, o Modelo vem para clarear o caminho dos cursos na adaptação às transformações propostas pelas Diretrizes Curriculares. A grande estratégia para garantir a adesão às mudanças é o planejamento de curso, com vistas a atender às Diretrizes, inclusive definindo os conteúdos para as três grandes áreas de concentração (Medicamentos, Alimentos e Análises Clínicas e Toxicológicas).
 
Antes do início das atividades com grupos de trabalho, o Consultor Jurídico do CFF, Antônio César Cavalcanti Júnior, fará uma palestra sobre aspectos legais para aplicação da Resolução 464/2007, do CFF, que dispões sobre a inscrição dos novos profissionais. A Resolução define que a inscrição somente será deferida se o Projeto Pedagógico do curso realizado atender às Diretrizes Curriculares Nacionais.
 
O segundo dia de evento será destinado às atividades com grupos de trabalho. Para Carlos Cecy, integrante da Comissão de Ensino do CFF e Presidente da Abenfarbio (Associação Brasileira de Ensino de Farmácia e Bioquímica), o principal objetivo do evento é debater um conteúdo completo para os cursos de Farmácia. "Precisamos integrar Comissões de Ensino dos Regionais, Comissão de Ensino do Conselho Federal e Instituições de Ensino Superior com vistas a alcançar um ensino superior de qualidade", completou.
 
 
Informações - www.cff.org.br ou (61) 2106-6529

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700