Parceria com a ONG alemã BUKO Pharma-Kampagne

Comportamento empresarial: o que fazem as companhias farmacêuticas alemãs sediadas no Brasil para favorecerem acesso e disponibilidade de medicamentos essenciais. Registrado no Sistema Nacional de Ética em Pesquisa (SISNEP) sob o número: CAAE - 0353.0.013.012-11.

Trata-se de estudo qualitativo e quantitativo descritivo, realizado no período de 2011 a 2012, no qual foram analisados aspectos como essencialidade, racionalidade terapêutica e acessibilidade dos medicamentos comercializados no Brasil pela Baxter, Bayer-Schering e Boehringer Ingelheim, bem como sobre estratégias empregadas por estas companhias para a promoção dos mesmos.

O objetivo geral do estudo foi analisar o comportamento empresarial de companhias farmacêuticas alemãs sediadas no Brasil, sobre o acesso e disponibilidade de medicamentos essenciais.

Os objetivos específicos foram:

  1. Analisar a disponibilidade e a acessibilidade de medicamentos essenciais produzidos e comercializados no Brasil pelas companhias Baxter, Bayer-Schering e Boehringer Ingelheim.
  2. Analisar a influência das práticas empresariais destas companhias sobre a prescrição e utilização de medicamentos produzidos pelas mesmas.
  3. Analisar outros fatores que possam influenciar a disponibilidade e acessibilidade aos medicamentos essenciais das referidas companhias farmacêuticas.

 

O relatório final desta pesquisa está disponível em português, inglês e alemão.