Conselheiros Federais


Conselheiros Federais - Efetivos
Romeu Cordeiro Barbosa Neto (AC)
José Gildo da Silva (AL)
Marcos Aurélio Ferreira da Silva (AM)
Carlos André Oeiras Sena (AP)
Altamiro José dos Santos (BA)
Luis Cláudio Mapurunga da Frota (CE)
Forland Oliveira Silva (DF)
Gedayas Medeiros Pedro (ES)
Sueza Abadia de Souza Oliveira (GO)
Luís Marcelo Vieira Rosa (MA)
Gerson Antônio Pianetti (MG)
Márcia Regina Gutierrez Saldanha (MS)
José Ricardo Arnaut Amadio (MT)
Walter da Silva Jorge João (PA)
João Samuel de Morais Meira (PB)
Bráulio César de Sousa (PE)
Elena Lúcia Sales Souza (PI)
Valmir de Santi (PR)
Alex Sandro Rodrigues Baiense (RJ)
Lenira da Silva Costa (RN)
Lérida Maria dos Santos Vieira (RO)
Erlandson Uchôa Lacerda (RR)
Josué Schostack (RS)
Paulo Roberto Boff (SC)
Margarete Akemi Kishi (SP)
Vanilda Oliveira Aguiar (SE)
Amilson Álvares (TO)

 

  Conselheiros Federais - Suplentes

Ludmila Santana Tavares (AC)
Sem suplente (AL)
Karla Regina Lopes Elias (AM)
Márlisson Octávio Rêgo (AP)
Edimar Caetité Júnior (BA)
Carlos Wangles Soares (CE)
Viviany Nicolau Dias Coelho (DF)
Jorge Luiz Joaquim Terrão (ES)
Adriano Vieira da Silva (GO)
Francisco Handson Costa Coelho (MA)
Kátia Mendes do Bom Conselho (MG)
Osnei Okumoto (MS)
Edson Chigueru Taki (MT)
Luís Fernando Rodrigues de Mendonça (PA)
Patrícia Avelar Navarro (PB)
Carlos Eugênio Muniz de Holanda (PE)
Sem suplente (PI)
Dennis Armando Bertolini (PR)
Nylza Maria Tavares Gonçalves (RJ)
Jairo Sotero Nogueira de Souza (RN)
Sem suplente (RO)
Eduardo Aníbal Lopes Marreiro (RR)
William Peres (RS)
Silvana Nair Leite Contezini (SC)
Antônia Ricarte Bezerra (SE)
Sem suplente (SP)
Francisco Wellington de Macedo (TO)

Currículos resumidos dos Conselheiros Federais Efetivos

Romeu Cordeiro Barbosa Neto (2018/2021)
Acre

Acriano, graduado em Farmácia pela Universidade do Oeste Paulista (2004), especialista em Vigilância Sanitária pelo Centro Universitário Internacional (2015) e Análises Clínicas pela Faculdade Unyleya (2017). Farmacêutico efetivo da Secretaria Estadual de Saúde (SESACRE) e Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (SEMSA).
Desde 2005, atua como farmacêutico em farmácias comunitárias privadas, exceto nos anos em que foi Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária do Município de Rio Branco. Atualmente, está lotado no Departamento de Assistência Farmacêutica da Semsa e no Laboratório da Unidade de Pronto Atendimento Franco Silva.
Com amplo conhecimento em Legislação Farmacêutica e Fiscalização Sanitária, desenvolve atividades técnicas, educativas e de consultoria para os diversos setores de atuação farmacêutica.

Suplente: Ludmila Santana Tavares

José Gildo da Silva
Alagoas

O farmacêutico-bioquímico DR. JOSÉ GILDO DA SILVA é pós-graduado em Docência do Ensino Superior e especialista em Citologia Clínica. Conselheiro Federal de Farmácia pelo Estado de Alagoas, o DR. JOSÉ GILDO é, também, membro da Comissão de Análises Clínicas do CFF. Atua como farmacêutico-bioquímico do Centro de Patologia e Medicina Laboratorial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e do laboratório de análises clínicas do Município de Murici (AL).
Boletim Informativo: http://boletimdoconselheiro.com.br/2.0/jose-gildo-da-silva-alagoas/

Suplente: Sem suplente

Marcos Aurélio Ferreira da Silva
Amazonas

Farmacêutico-Bioquímico graduado pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica de Presidente Prudente/SP, atual UNOESTE. Especialista em Saúde Pública e Administração Hospitalar e Gestão em Serviços de Saúde pela Fundação Getulio Vargas (FGV/SP); Segundo Tenente R2 do Exército Brasileiro do Hospital de Guarnição de Tabatinga/AM em 1983; proprietário da Drogaria Vitória Régia no Município de Benjamin Constant/Am de 1984 à 1988; secretário municipal de saúde do município de Benjamin Constant/AM de 1986 à 1988; Farmacêutico-Bioquímico da Secretaria de Estado da Saúde, lotado na Fundação Centro de Oncologia da Amazonas, desde 1987; Diretor do Serviço de Pronto Atendimento do Bairro do Coroado, na Cidade de Manaus/AM de 1995 à 2000; Farmacêutico-Bioquímico da Secretaria Municipal de Saúde, lotado no Laboratório Distrital Norte, em Manaus, desde 2000; professor universitário no Centro Universitário do Norte-UNINORTE, desde 2008, ministrando as disciplinas de farmacotécnica de fármacos, cosméticos e fitoterápicos e de práticas farmacêuticas. Atual Conselheiro Federal de Farmácia do Estado do Amazonas, com mandato até 2018.

Suplente: Karla Regina Lopes Elias

Carlos André Oeiras Sena
Amapá

Farmacêutico-Bioquímico formado pelo Centro de Ensino Superior do Pará – CESUPA (1999) e foi o primeiro presidente eleito do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amapá (CRF-AP), mandato 2010-2013. É especialista em Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura pelo CEBES, polo Belém (PA), atua nas áreas de Assistência Farmacêutica e Saúde Pública. Pós-graduando em Farmacologia Clínica e Prescrição Farmacêutica. Atualmente, é membro da Comissão Parlamentar do Conselho Federal de Farmácia, farmacêutico do Departamento de Assistência Farmacêutica da Prefeitura Municipal de Macapá e farmacêutico do Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) do Governo do Estado do Amapá.

Boletim Informativo: http://boletimdoconselheiro.com.br/2.0/carlos-andre-sena-amapa-3/
Suplente: Márlisson Octávio Rêgo

Altamiro José dos Santos
Bahia

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Conselheiro Federal de Farmácia pelo Estado da Bahia desde 2014 e professor da Faculdade Maria Milza. Possui especialização em Assistência Farmacêutica (UFBA), Metodologia do Ensino Superior (Faculdade Cairu) e Vigilância Sanitária (Faculdade São Camilo). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia e Educação.

Suplente: Edimar Caetité Júnior

Luis Cláudio Mapurunga da Frota
Ceará

Farmacêutico, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-graduando em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Coordenador da VISA nos municípios de Sobral, Reriutaba, Santa Quitéria e Hidrolândia (2001/2005). Coordenador da Assistência Farmacêutica dos municípios Reriutaba, Santa Quitéria e Hidrolândia (2003/2006). Conselheiro do CRF-CE nos períodos (2010/2013) e (2014/2015). Foi presidente da ACEFARMA e, atualmente, é Presidente da Rede Farmacêutico. Também é empreendedor e proprietário de farmácia.

Suplente: Carlos Wangles Soares

Forland Oliveira Silva
Distrito Federal

Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual da Paraíba, é mestre em Patologia Molecular pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Farmacologia Clínica pela Organização de Farmacêuticos Ibero-Latinoamericanos (OFIL). Atuou na Assistência Farmacêutica em drogarias e foi Oficial Farmacêutico temporário do Exército Brasileiro entre 2003 e 2010, nas áreas de Farmácia Hospitalar e Análises Clínicas no Hospital das Forças Armadas (HFA). Coordenou o curso técnico em Análises Clínicas no SENAC-DF, onde foi também responsável pela implantação do curso técnico em hemoterapia. Foi Conselheiro Regional do CRF-DF e membro da Comissão de Ensino do CFF. Em 2014, foi integrado ao grupo de trabalho sobre Análises Clínicas do CFF. Atualmente, é professor e coordenador de estágio nos cursos de Farmácia do UNIEURO e da FACIPLAC. É docente da ESCS/FEPECS no curso de Enfermagem e Farmacêutico da Secretária de Saúde do DF, trabalhando no LACEN-DF.

Suplente: Viviany Nicolau de Paula Dias Coelho

Gedayas Medeiros Pedro
Espírito Santo

Farmacêutico Bioquímico formado pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espírito Santo, mestre em Educação Médica e doutor em Ciências da Educação. É especialista em Farmácia Homeopática e Citologia Clínica. É Conselheiro Suplente do Conselho Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo; presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Espírito Santo; sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas; professor da Universidade Vila Velha nos cursos de Farmácia, Enfermagem e Nutrição; professor e coordenador-geral dos cursos de bacharelado de Saúde e coordenador de estágio no curso de Farmácia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre.

Boletim Informativo: http://boletimdoconselheiro.com.br/2.0/gedayas-medeiros-pedro-espirito-santo/
Suplente: Jorge Luiz Joaquim Terrão

Sueza Abadia de Souza Oliveira
Goiás

Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Goiás, área de concentração Gestão de Sistemas de Saúde. Graduada em Farmácia e Bioquímica pelas Faculdades Objetivo de Goiânia, em 1996. Especialista em Farmácia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás; MBA em Administração do Varejo Farmacêutico pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro; MBA em Administração e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Foi proprietária de farmácia por 5 anos, em Aparecida de Goiânia (GO). É responsável técnica por distribuidora de cosméticos e de medicamentos, consultora técnica da Gerência de Medicamentos da ANVISA; Consultora Técnica do Ministério da Saúde da Comissão Intergestora Tripartite, e do Departamento de Apoio à Gestão Descentralizada; Secretária Executiva do COSEMS-GO, Conselheira do CRF-GO desde 2002, onde também foi vice-presidente por duas gestões. Atualmente, é docente superior do Curso de Farmácia das Faculdades Montes Belos, e desenvolve Estágio de Docência Superior em Saúde Coletiva junto à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. É, ainda, Secretária Executiva da Comissão de Organização Local em Goiás do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da ABRASCO e Membro da Comissão Parlamentar do Conselho Federal de Farmácia.

CV: http://lattes.cnpq.br/0091493948979170
Boletim Informativo: http://boletimdoconselheiro.com.br/2.0/sueza-abadia-de-souza-oliviera-goias/
Suplente: Adriano Vieira da Silva


Luís Marcelo Vieira Rosa (2018/2021)
Maranhão

Farmacêutico formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 2002, e especialista em Auditoria em Sistemas Públicos de Saúde. Foi Farmacêutico Responsável exercendo a Assistência Farmacêutica nas farmácias Irmã Gemma e Farmácias Pague Menos; Farmacêutico Fiscal do CRF-MA (2002 a 2005); coordenador do Laboratório Municipal de Grajaú (2005); professor da UEMA nas disciplinas de Genética e Microbiologia (2005 a 2006 – 2011 a 2013); secretário Municipal de Saúde de Grajaú (2006 a 2007); presidente do SINFARMA (2007 a 2010); Conselheiro Regional de Farmácia do CRF-MA (2012 a 2015); Analista Clínico da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís; Analista Clínico do Hospital Municipal Djalma Marques – Socorrão I ; vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de São Luís (2014 a 2016); Superintendente Estadual de Vigilância Sanitária do MA (2015 a 2016); atual aecretário adjunto da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do MA.

Suplente: Francisco Handson Costa Coelho


Gerson Antônio Pianetti
Minas Gerais

É farmacêutico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre e doutor em Controle de Qualidade de Medicamentos, respectivamente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela Universidade de Paris XI. Tem duas especializações em Ensaios Biológicos. Iniciou sua carreira na UFMG como professor da disciplina de Controle de Qualidade Biológico na UFMG na qual se encontra até o presente momento como professor titular. Atua como convidado, no curso de mestrado em farmacologia clínica da Universidade Federal do Ceará. Publicou cerca de duas centenas de artigos científicos, resumos em periódicos nacionais e estrangeiros a apresentação de trabalhos em congressos. Coordenou Programas Públicos de Saúde na Central de Medicamentos e no Ministério da Saúde. Atuou, por quatro anos, como presidente da Comissão da Farmacopeia Brasileira. Coordenou projetos de implantação dos Centros Nacionais de Bioequivalência, da Rede Mineira de Bioensaios, de Monitoração de Propaganda de Produtos Sujeitos à Legislação Sanitária, de Antimaláricos distribuídos nos programas sociais do governo Brasileiro, dentre outros. Atuou como Presidente da Câmara Técnica da Anfarmag, e está, atualmente, na Câmara Técnica de Medicamentos da Anvisa. Foi Diretor da Faculdade de Farmácia da UFMG na gestão 2000-2004 e voltou à direção da Unidade em 2012 para cumprir o período até 2016. Em 2002, foi agraciado pelo Conselho Federal de Farmácia com a ordem do Farmacêutico, comenda essa também lhe outorgada em 2012 pelo Conselho Regional de Farmácia. É membro eleito das Academias Francesa e Brasileira de Farmácia.

Suplente: Kátia Mendes do Bom Conselho

Márcia Regina Cardeal Gutierrez Saldanha (2018/2021)
Mato Grosso do Sul

Farmacêutica com mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, especialista em Farmácia Hospitalar pela UnB (Universidade de Brasília), em Citologia Clínica e em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Mato Grosso do Sul, DRA. MÁRCIA SALDANHA atua como responsável técnica pela logística de medicamentos da Secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul, Estado do qual é também responsável pela Assistência Farmacêutica na Atenção Básica. É, ainda, apoiadora técnica do projeto QualiSUS – Rede de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde. Já foi suplente de Conselheira Federal de Farmácia pelo Estado do MS e integrou a Comissão de Saúde Pública do CFF.  

Suplente: Osnei Okumoto

José Ricardo Arnaut Amadio
Mato Grosso

Graduado pela Universidade de Cuiabá (UNIC), especialista em Administração dos Serviços de Saúde Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Autor do livro “Boas Práticas na Dispensação de Medicamentos” Professor da UNIC, nas disciplinas de Fisiopatologia, Toxicologia e Supervisão dos Estágios. Sócio-proprietário de uma Drogaria em Cuiabá, por isso compartilha as dificuldades e aflições deste segmento farmacêutico. No CRF-MT, esteve a frente da Comissão de Ética, Ensino, Tomada de Contas e Licitação, foi conselheiro, além de atuar como vice-presidente de (2006 a 2009) e presidente (2010 a 2013).

Condecorado com a comenda de honra ao mérito no CRF-MT pelos relevantes Serviços Prestados à Categoria. Como Conselheiro Federal busca uma categoria: técnica, política e economicamente forte. Assim como a construção de um CFF moderno, transparente e acolhedor.

Suplente: Edson Chigueru Taki

Walter da Silva Jorge João
Pará

Walter da Silva Jorge João possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e mestrado em Ciência dos Alimentos e Nutrição pelo Instituto de Nutrición de Centro America y Panamá (INCAP), Guatemala. Foi professor, por 23 anos, na universidade em que se graduou, onde foi, também, Chefe de Departamento e Diretor do Centro de Ciências da Saúde, entre outros cargos na área da pesquisa.

É membro titular da Academia Nacional de Farmácia e presidente da Federação Pan-Americana de Farmácia (Fepafar). Presidiu o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará, foi vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e membro das Comissões de Tomada de Contas e de Legislação e Regulamentação do CFF. À frente do CFF, onde ocupa a Presidência pelo quarto mandato; liderou a aprovação de importantes resoluções para a classe farmacêutica, dentre elas, as que regulamentam as atribuições clínicas do farmacêutico, a prescrição farmacêutica, a atuação do farmacêutico na floralterapia, na estética e na perfusão sanguínea, dentre outras.

Criou o Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica e promoveu o maior movimento em defesa da categoria, mudando, assim, as faces do farmacêutico e da farmácia, no Brasil, com a aprovação da Lei 13.021/14. Finalmente, em 2016, conduziu a proposta de atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Farmácia, buscando alinhar a formação do profissional às exigências do século XXI.

Suplente: Luís Fernando Rodrigues de Mendonça

João Samuel de Morais Meira
Paraíba

Farmacêutico-bioquímico formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Análises Clínicas pela Universidade de São Paulo (USP), o Dr. JOÃO SAMUEL DE MORAIS MEIRA é um homem que reúne grande capacitação técnico-científica e habilidades políticas. É professor de Citologia Clínica e Hematologia Clínica na UFPB e Conselheiro Federal de Farmácia pela Paraíba, desde 1999. Teve uma atuação marcante na Comissão de Análises Clínicas do CFF e, hoje, preside a Comissão de Citologia, Saúde e Serviços de Alta Complexidade do mesmo órgão. O DR. SAMUEL, também, integra a Comissão de Tomadas de contas do CFF.

Boletim Informativo: http://boletimdoconselheiro.com.br/2.0/joao-samuel-de-morais-meira-paraiba/
Suplente: Patrícia Avelar Navarro

Bráulio César de Souza
Pernambuco


Mestre em Ciências Farmacêuticas, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é especialista em Manipulação Magistral Alopática-TEMMA, pela ANFARMAG e graduado em Farmácia pela UFPE. No SUS, como servidor público estatutário do município de Jaboatão dos Guararapes exerce a função de Inspetor Sanitário. Bráulio César de Souza foi presidente Conselho Regional de Farmácia (CRF/PE) no mandato 2014/2015, conselheiro regional no CRF/PE mandatos 2008/2011 e 2012/2015.

Suplente: Carlos Eugênio Muniz de Holanda

Elena Lúcia Sales Sousa
Piauí

Elena Lucia Sales de Souza graduada em Farmácia-bioquímica pela UFPB (1986) em Saúde Pública pela UESPI (2002) e Especialista em Hematologia clínica pela NOVAFAPI (2008), graduando em Letras/espanhol pela UESPI (2013) e pós-graduada em Língua Espanhola. É funcionária do Estado do Piauí na SESAPI, lotada no HRJL desde 1986 no Setor de Análises Clínicas onde já coordenou o Setor de Farmácia e o Setor de Análises Clinicas por sete anos, quando chefe desse setor inaugurou uma Galeria de fotos dos Bioquímicos do hospital como forma de preservar a memória dos colegas e homenageou os que estavam deixando ou tinham deixado de trabalhar. Coordenou no município de Picos o Programa de Controle Tuberculose de 2005 a 2012 trazendo como resultados para o município certificado de excelência neste programa. A farmacêutica foi Conselheira do CRF-PI desde 2003 quando eleita para seu primeiro mandato até 2014. Elena Sales acredita na necessidade de um representante do interior na composição do CRF-Pi como única forma legal de defender o interesse da classe e poder trazer atualizações para seus colegas, todos os eventos da classe farmacêutica em Picos foram trazidos por ela, procurando sempre engrandecer a categoria. É Professora da ETSUS no Curso Técnico de Análises Clínicas em Picos e Professora de Espanhol Concursada da SEDUC-PI para o Ensino Médio desde 2015, pois acredita que tem muita contribuição a dar aos estudantes de Ensino Médio das Escolas Públicas.

Suplente: Sem suplente

Valmir de Santi
Paraná

A saúde pública é o núcleo da atuação do farmacêutico DR. VALMIR DE SANTI, no Conselho Federal de Farmácia, onde é Conselheiro pelo Estado do Paraná; no meio acadêmico e onde mais a sua voz possa chegar. Professor de Saúde Pública dos cursos de Farmácia e Enfermagem da Universidade Federal de Ponta Grossa, departamentos que estão sob a sua chefia, o DR. VALMIR DE SANTI é, ainda, coordenador da Comissão de Saúde Pública e Membro da Comissão de Fiscalização, ambas do CFF. Com sua capacidade de articulação e preparo técnico-científico, ele foi figura central no trabalho de convencimento do Conselho Federal junto ao Ministério da Saúde, com vistas a que este órgão criasse um espaço para a atuação dos farmacêuticos na saúde pública. O resultado dessa luta conjunta foi a instituição do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

Boletim Informativo: http://boletimdoconselheiro.com.br/2.0/valmir-de-santi-parana/
Suplente: Dennis Armando Bertolini

Alex Sandro Rodrigues Baiense
Rio de Janeiro

Farmaceutico Industrial, graduado farmacêutico pela UNIGRANRIO, habilitação Farmacia Industrial pela UFRJ, pós-graduado em análises clínicas, na atuação laboral atuei no seguimento industrial farmacêutico no controle de qualidade e responsabilidade técnica, farmácia comunitária e farmácia magistral, atualmente exerço a docência superior na IES da rede particular e magistério estadual da SEEDUC-RJ.

Suplente: Nylza Maria Tavares Gonçalves

Lenira da Silva Costa
Rio Grande do Norte

Farmacêutica-bioquímica do Ministério da Saúde e do estado do Rio Grande do Norte, é especialista em Análises Clínicas e em auditoria de qualidade em laboratórios clínicos, coordenadora da Comissão de Análises Clínicas do CFF, secretária-geral da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, secretária-geral da Sessão de Biologia Clínica da Federação Internacional Farmacêutica (FIP)  e presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas do Rio Grande do Norte (SBAC/RN). Também é representante do CFF na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na Confederação Nacional de Saúde (CNS) e na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Boletim Informativo: http://boletimdoconselheiro.com.br/lenira_rn.html
Suplente: Jairo Sotero Nogueira de Souza


Lérida Maria dos Santos Vieira
Rondônia

DRA. LÉRIDA MARIA DOS SANTOS VIEIRA é farmacêutica-bioquímica pela Universidade Estadual da Paraíba. Especializou-se em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp); em Toxicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade de Brasília (UnB). No Plenário do CFF, representa o Estado de Rondônia. Paraibana da cidade de Souza, a DRA. LÉRIDA VIEIRA é uma das vozes mais ativas na defesa do fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde), uma das causas de sua luta. Para ela, a construção de uma assistência farmacêutica plena e marcada pela gestão qualificada, nos serviços público e privado, deve ser uma meta de todos e, em especial, dos farmacêuticos.

Boletim Informativo: http://boletimdoconselheiro.com.br/2.0/lerida-maria-dos-santos-vieira-rondonia/
Suplente: Sem suplente

Erlandson Uchôa Lacerda
Roraima

Farmacêutico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Dr. Erlandson é especialista em Farmacologia do Sistema Nervoso Central pela Universidade Federal de Lavras e doutorando em Saúde Pública pela Universidad de Ciencias Empresariales Y Sociales da Argentina. Exerceu o cargo de coordenador da assistência farmacêutica do município de Boa Vista (RR), onde presidiu a Comissão de Farmácia e Terapêutica e idealizou a inserção do farmacêutico no Programa Saúde da Família (PSF), conseguindo a aprovação de uma Lei municipal regulamentando a inclusão da assistência farmacêutica no PSF. Atualmente, é perito criminal do Governo do Estado de Roraima (RR), professor das Faculdades Cathedral de Ensino Superior ministrando as disciplinas de farmácia hospitalar e farmacologia, presidente da comissão de Legislação e Regulamentação do CFF e membro da Comissão de Tomada de Contas do CFF.

Boletim Informativo: http://boletimdoconselheiro.com.br/2.0/erlandson-uchoa-lacerda-roraima/
Suplente: Eduardo Aníbal Lopes Marreiro

Josué Schostack
Rio Grande do Sul

Farmacêutico Bioquímico formado pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-graduado em Administração Hospitalar e Mestre em Atenção Farmacêutica pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É especialista em Farmácia Hospitalar e Controle de Infecção Hospitalar. Foi diretor técnico normativo da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde; professor da disciplina Farmácia Hospitalar da Faculdade de Farmácia, professor de pós-graduação em Administração Hospitalar, professor da disciplina de Farmácia Hospitalar do Curso de Pós-Graduação em Farmácia Hospitalar. Foi Farmacêutico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (1971 a 2015); Coordenador do Curso de Especialização em Farmácia Hospitalar da Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002/2013); consultor técnico da Associação dos Hospitais do Estado do Rio Grande do Sul e membro da Diretoria do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Rio Grande do Sul. É autor das publicações: "Atenção Farmacêutica no Uso e Seguro e Racional do Medicamento" (CFF-2015) e " Farmácia Hospitalar- Coletânea de Práticas e Conceitos" (CFF-2017).

Boletim Informativo: http://boletimdoconselheiro.com.br/2.0/josue-schostack-rio-grande-do-sul/
Suplente: William Peres

Paulo Roberto Boff
Santa Catarina

O farmacêutico-bioquímico DR. PAULO ROBERTO BOFF é formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. O seu currículo é pleno de especializações (em Administração, em Saúde Coletiva, em Gestão e Liderança Universitária), além do título de mestre em Farmácia, o que lhe confere a qualidade de profissional com amplos conhecimentos. Na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), também, foi professor e implantou a farmácia-escola; coordenou o estágio e o curso de Farmácia. Atualmente, é o Gerente de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unisul. Além dessa entrega ao mundo acadêmico, o DR. PAULO ROBERTO BOFF desenvolve atividades organizativas de sua categoria. Nesse sentido, presidiu o Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina e elegeu-se Conselheiro Federal pelo seu Estado.

Suplente: Silvana Nair Leite Contezini

Vanilda Oliveira Aguiar
Sergipe

Farmacêutica e pós-graduanda em Farmacologia Clínica, a DRA. VANILDA OLIVEIRA AGUIAR vem de uma expressiva luta no contexto da política farmacêutica. Nesse aspecto, presidiu o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe, Estado que representa no Plenário do Conselho Federal de Farmácia como Conselheira. Atuou, ainda, no Grupo de Trabalho de Indústria Farmacêutica do CFF, no ano de 2007, e, hoje, é integrante do Grupo de Trabalho de Farmácia Comunitária da Comissão de Questões Profissionais. Foi proprietária de um estabelecimento farmacêutico, em Sergipe, de 1996 até o ano de 2014. É uma das fundadoras da Sociedade Nacional de Farmácia Comunitária e eleita para seu Conselho Fiscal. Posteriormente, ocupou o cargo de 2ª Secretária, passando para 1ª Secretária, após renúncia do titular. Atualmente, ocupa o cargo de 2ª Tesoureira. É conselheira do Conselho Estadual de Saúde desde 2012, com mandato até 2017. Ocupa a cadeira 61 da Academia Nacional de Farmácia.

Boletim Informativo: http://boletimdoconselheiro.com.br/2.0/vanilda-oliveira-aguiar-sergipe/
Suplente: Antônia Ricarte Bezerra

Margarete Akemi Kishi
São Paulo

Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986). Especialista em Homeopatia (USP- 1990). Diretora técnica e farmacêutica responsável por Farmácia de Homeopatia. Professora da graduação e pós graduação do curso de Farmácia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora da pós graduação em Homeopatia e Fitoterapia do Instituto Homeopático e das Práticas Integrativas (IHPI). Membro Titular da CIPIC-SUS /CNS: Comitê Intersetorial de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - Conselho Nacional de Saúde. Coordenadora do grupo de trabalho de Fitoterapia do Conselho Federal de Farmácia.  

Suplente: Sem suplente

Amilson Álvares
Tocantins

Conselheiro Federal de Farmácia pelo Tocantins, até dezembro de 2018, diretor tesoureiro da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária (SBFC), coordenador do grupo de trabalho sobre Farmácia Comunitária (COMFAR), Palestrante de Marketing em Farmácias comunitárias do curso Excelência Farmacêutica do CFF. É farmacêutico formado em Presidente Prudente (SP) pela APEC (Associação Prudentina de Educação e Cultura, hoje Unioste). Pós-graduado em Saúde Pública, Farmácia Clínica, MBA em Gestão Avançada do Varejo Farmacêutico e MBA em Gestão de Marketing pela FGV.

Boletim Informativo: http://boletimdoconselheiro.com.br/2.0/amilson-alvares-tocantins/
Suplente: Francisco Wellington de Macedo