05/02/2013 - CRF/PA realiza eventos de capacitação para farmacêuticos

 O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará (CRF/PA), realizou, no dia 01 de fevereiro, em Belém, o XII Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas, o III Workshop de Farmácia Magistral e a segunda edição dos Workshops de Farmácia Hospitalar e Análises Clínicas. Ao todo, os eventos reuniram cerca de 600 participantes entre acadêmicos e farmacêuticos.

Durante a abertura do XII ,Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas compuseram a mesa de honra, Daniel Jackson Pinheiro Costa, Presidente do CRF/PA; Randolfo Audifax Coelho da Silva Júnior, Diretor Tesoureiro do CRF/PA e Diretor do Departamento Geral de Medicamentos do Município de Belém; Carlos André Oeiras Sena, Presidente do CRF/AP; Antônio César Gomes, ex-Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Belém (Sinfar), que, na oportunidade, simbolicamente, passou o cargo a Deick Quaresma, atual presidente do Sinfar.

Em seu discurso, Daniel Jackson, lembrou as recentes conquistas obtidas pelo CRF/PA em benefício da classe, como a obrigatoriedade da presença do farmacêutico no intervalo do almoço, compreendido entre 12h e 14h, em Belém e toda a região metropolitana, aumentando o número de empregos aos profissionais e, ao mesmo tempo, possibilitando assistência integral à sociedade. Destacou, ainda, a integralidade de assistência na área hospitalar, que se tornou obrigatória em hospitais privados da região metropolitana com mais de 50 leitos. E lembrou da descentralização administrativa do CRF/PA com a inauguração das Seccionais Sudeste e Oeste; dos Plantões da Diretoria, que serão ampliados a diversos municípios do Pará e da realização de concurso para fiscais, com o objetivo de garantir maior proteção à sociedade.

Durante a programação vespertina, os participantes receberam a visita do Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, que falou sobre as os avanços da profissão, em todo País, e da recente conquista da categoria com a atualização da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). “Até janeiro de 2013, de acordo com a CBO, a atuação do farmacêutico estava restrita a duas ocupações (farmacêutico e farmacêutico bioquímico). Com a atualização, o farmacêutico, agora, pode atuar nas seguintes ocupações: farmacêutico, farmacêutico analista clínico; farmacêutico de alimentos; farmacêutico em práticas integrativas e complementares; farmacêutico em saúde pública; farmacêutico industrial; farmacêutico toxicologista; e farmacêutico hospitalar e clínico. Entre estas oito ocupações, a CBO lista, ainda, mais de cem títulos sinônimos”, comentou Jorge João.


Clique aqui e acesse informações sobre os eventos
 

Fonte: Ascom CRF/PA
Autor: Veruska Narikawa com informações e fotos do CRF/PA

Fotos Relacionadas

Fotográfo: Ricardo Amanajás - CRF/PA