04/06/2009 - Presidente do CFF diz que instalação do Regional do Amapá promoverá saúde, no Estado

O Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Jaldo de Souza Santos, reuniu-se com farmacêuticos do Amapá, em Macapá, no dia 02 de junho de 2009. No encontro, Souza Santos falou da instalação, em breve, do Conselho Regional de Farmácia daquele Estado, o qual será desmembrado do CRF do Pará. Segundo ele, o novo órgão será um marco do desenvolvimento da saúde estadual, e representará um novo momento para a profissão farmacêutica amapaense.

O Conselho Regional de Farmácia do Amapá foi criado pela Resolução do CFF número 497, de 16 de agosto de 2008, e publicada no “Diário Oficial da União” do dia 23 do mesmo mês. Para o Presidente do Conselho Federal, o CRF irá promover uma profunda mudança no ambiente sanitário amapaense, vez que será um difusor da saúde, no Estado, e desencadeará um complexo processo de transformações no seio da profissão farmacêutica amapaense. Argumentou que os Conselhos de Farmácia, além de zelar pelo cumprimento da ética profissional, têm, ainda, o objetivo de promover a saúde.

Aos farmacêuticos presentes ao encontro, Souza Santos manifestou o contentamento do Plenário do Conselho Federal com a instalação do CRF, e prometeu total apoio do CFF ao Regional que está sendo implantado.

Da reunião, participaram, ainda, o Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará/Amapá, Daniel Jackson Pinheiro Costa; o Conselheiro Federal por esses Estados, Walter Jorge da Silva; o Coordenador da SASTE (Serviço Auxiliar de Secretaria e Tesouraria)/ /AP, José Jeová Freitas Marques, e o Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Amapá, Edilson Leal da Cunha.

UNIVERSIDADE – Em Macapá, o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, visitou as dependências da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Ali, serão instalados os laboratórios do curso. Souza Santos foi recebido pelo Vice-Reitor, José Alberto Tostes, a quem falou da disposição do Conselho Federal de se aproximar da Unifap e desenvolver projetos em parceria na área farmacêutica.

Jornalista Aloísio Brandão,
Assessor de Imprensa do CFF.

 


Autor: Assessoria de Imprensa do CFF

Fotos Relacionadas

Fotográfo: Fotos: Yosikazu Maeda

Dr. Jaldo com Dr. José Jeová, coodenador do SASTE Amapá, Dr Daniel Jackson, presidente do CRF do Pará e Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Amapá, Edilson Leal da Cunha.


Reunião de instalação do Conselho Regional do Amapá. Dr. Jaldo e Farmacêuticos.


Visita à Universidade Federal do Amapá


Visita à Universidade Federal do Amapá. Dr. jaldo é recebido pelo Vice-Reitor, José Alberto Tostes,e pela pró-reitora de graduação, Eliane Supeste.