22/05/2009 - Farmácia na América do Sul

Discutir e organizar a política farmacêutica, dentro e fora do País, tem sido uma rotina na administração da atual diretoria do Conselho Federal de Farmácia. No dia 18 de maio de 2009, o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, foi recebido pelo Prefeito de Goiânia, Iris Rezende, no Paço Municipal. Em pauta, a solicitação de entidades farmacêuticas goianas para a regularização da carga horária de farmacêuticos concursados, em 1995, 1998 e 2006. Cinco dias antes, Souza Santos estava, em Buenos Aires, participando da reunião do Conselho Permanente da Federação Farmacêutica Sul-americana (Fefas).

O Presidente do CFF lembrou ao Prefeito de Goiânia que os farmacêuticos que fizeram concurso para a Secretaria Municipal de Saúde, em 1995 e 1998, cumprem carga horária de 20 horas semanais. Já os concursados, em 2006, apesar de terem a mesma remuneração, cumprem 30 horas semanais. Em resposta, Iris Rezende afirmou que encaminhará a solicitação ao Secretário Municipal de Saúde, Paulo Rassi.

Na reunião, Jaldo de Souza Santos estava acompanhado dos farmacêuticos Radif Domingos, Presidente do Sindicato dos Laboratórios de Análises e Bancos de Sangue do Estado de Goiás (Sindilabs); Danilo Caser, Presidente da Federação Interestadual de Farmacêuticos (Feifar); Cadri Awad, Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás; e Lorena Baía, Chefe de Divisão da Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

MACEIÓ – No dia 15 de maio, Jaldo de Souza Santos, Danilo Caser, Hélio José de Araújo, Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF-DF); e o Conselheiro Federal de Farmácia pelo Estado de Alagoas, José Gildo da Silva, estiveram presentes à inauguração da reforma da sede do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF-AL). “Agora, temos uma estrutura física que servirá de apoio para a nossa missão de valorizar a profissão, na região. E, como homenagem, o nosso auditório, que tem mais de 150 lugares, leva o nome de Jaldo de Souza Santos, Presidente do Conselho Federal e primeira pessoa agraciada por este Regional com a Comenda do Mérito Farmacêutico Alagoano”, disse Alexandre Correia dos Santos, Presidente do CRF-AL.

ANFARMAG – A posse na nova diretoria da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) foi realizada, no dia 14 de maio, em São Paulo, e contou com as presenças de Dirceu Raposo de Melo, Presidente da Anvisa; Jaldo de Souza Santos, Presidente do CFF; e Gérson Antônio Pianetti, Conselheiro Federal de Farmácia por Minas Gerais (suplente). A nova Diretoria da Anfarmg é composta por Maria do Carmo Garcez, Presidente; Hugo Guedes de Souza, Vice-presidente; Antonio Geraldo Ribeiro Junior, Tesoureiro-Geral; e Ivan da Gama Teixeira, Secretário-Geral.

Empossada como Presidente da Anfarmag para o biênio 2009-2011, a farmacêutica Maria do Carmo Garcez, que atua, há quase 30 anos, no setor magistral, comprometeu-se a dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Hugo Guedes de Souza, que assumiu a Vice-presidência. Em discurso na solenidade de posse, Maria do Carmo afirmou que, no campo político, a entidade deve se envolver na construção de uma frente parlamentar que conheça e avalize o trabalho das farmácias magistrais. “A frente pode atender peculiaridades do setor, sanando questões, como a tributação que, neste momento, nos coloca em meio uma disputa voraz entre Estados e Municípios pela arrecadação de impostos gerados pelo nosso trabalho. Essa disputa pode colocar em risco a sobrevivência da maioria de nossas empresas”, alertou Maria do Carmo.

O Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Jaldo dos Santos, frisou que a Anfarmag vem “atualizando” os profissionais. “O crescimento do mercado magistral é marcado pela qualidade e não apenas pela quantidade. As farmácias magistrais, apesar da perseguição, têm respeito da sociedade e dos médicos prescritores”, elogiou Santos. Ele mencionou que o CFF, por conta da “confiança no segmento magistral”, doou a sala onde funciona a sede da Anfarmag.

FARMÁPOLIS - A solenidade de abertura da “14ª edição do Farmapolis” - Congresso Farmacêutico de Florianópolis(SC) - reuniu representantes de várias entidades farmacêuticas e de saúde do País. O farmacêutico Ronald Ferreira dos Santos, Presidente do Congresso, ressaltou aos participantes do evento o movimento dos farmacêuticos catarinenses, que buscaram transformar a realidade da atuação profissional e se somaram, em sua organização, para valorizar e ver sua profissão reconhecida.

Em seu discurso, o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, destacou as conquistas profissionais, ao longo da história, e assinalou a importância do ensino farmacêutico para a formação do profissional que a sociedade brasileira precisa. O evento promovido pelo Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Santa Catarina( Sindfar-SC) e Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina (CRF-SC) terminou, no dia 16 de maio, e contou com cerca de 80 diferentes atividades e mais de 1.500 participantes, entre palestrantes, profissionais e estudantes.

INTERNACIONAL - O Conselho Permanente da Federação Farmacêutica Sul-americana (Fefas) reuniu-se, no de 11 de maio, em Buenos Aires, na Argentina. Em destaque, a realização do “XVI Congresso da Fefas”, em maio de 2010, na cidade de Porto Alegra (RS). O Presidente do CRF-RS, Juliano da Rocha, está entusiasmado com a conquista: "Os farmacêuticos gaúchos estão de parabéns. Teremos, em nossa capital, o segundo maior evento da profissão em nível mundial, e isto valoriza e coloca definitivamente a profissão farmacêutica como peça fundamental nas profissões de saúde, em nosso Estado e no País", comentou.

Eduardo Sávio, Presidente da Fefas, destacou a escolha de Porto Alegre para sediar o evento: "Estou muito contente, pois o CRF-RS mostrou muita qualidade na apresentação da candidatura. Não tenho dúvida do êxito do evento". Para o Presidente do CFF e Secretário-Geral da Fefas, Jaldo de Souza Santos, é de extrema importância trazer o evento para o Brasil. "Este Congresso reunirá as maiores autoridades da Farmácia de toda a América Latina. É uma oportunidade incomparável para a troca de experiências sobre as políticas farmacêuticas", disse.

Ainda em Buenos Aires, foi realizado, no dia 12 de maio, o “3° Encontro da Associação Ibero-americana de Academias de Farmácia” (AIAF), com a participação de representantes das academias do Paraguai, Espanha, México, Chile, Brasil, Peru e Argentina. O Presidente do CFF, que também participou do Encontro, lembrou da importância do evento, ao falar das experiências de cada país. “É um aprendizado, ouvir as experiências de saúde de países com condições econômicas e sociais tão diferentes”, completou.

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa, Com informações da Assessoria de Imprensa da Anfarmag e Comissão Organizadora do Farmapolis

Fotos Relacionadas

Fotográfo: Fotos: Yosikazu Maeda

Dr. Jaldo de Souza Santos, Presidente do CFF, e Eduardo Sávio, da Fefas.


Reunião de entidades farmacêuticas com o Prefeito de Goiânia, Iris Rezende


Reunião de entidades farmacêuticas com o Prefeito de Goiânia, Iris Rezende


Reunião de entidades farmacêuticas com o Prefeito de Goiânia, Iris Rezende


Reunião de entidades farmacêuticas com o Prefeito de Goiânia, Iris Rezende


Reunião de entidades farmacêuticas com o Prefeito de Goiânia, Iris Rezende


Reunião de entidades farmacêuticas com o Prefeito de Goiânia, Iris Rezende


REunião da Fefas, em Buenos Aires


Abertura do Farmapolis


Abertura do Farmapolis


Inauguração da sede do CRF/Al, em Macieó


Inauguração da sede do CRF/Al, em Macieó


Inauguração da sede do CRF/Al, em Macieó