25/03/2009 - Dr. Jaldo visita UCPel e fala de formação farmacêutica

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu, na segunda-feira (23), a visita dos Presidentes do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Jaldo de Souza Santos, e do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF/RS), Juliano Sofia da Rocha. Os dirigentes foram recepcionados pelo Vice-reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior; o Pró-reitor Administrativo, Carlos Ricardo Gass Sinnott; e pelo Coordenador do Curso de Farmácia, William Peres. Durante a visita, os dirigentes conheceram as instalações da Farmácia Escola e do Laboratório Escola de Análises Clínicas (Leac) da Católica.

Primeiro Presidente do CFF a visitar o curso da UCPel, Jaldo de Souza Santos destacou a importância de acompanhar o currículo das escolas de Farmácia Brasil afora, uma vez que os Conselhos têm a atribuição de zelar pelos princípios da ética e da disciplina da classe dos profissionais farmacêuticos. “Há necessidade de que essa formação supra o anseio da população e leve o máximo de perfeição ao nosso trabalho”, pontuou.

O curso de Farmácia da UCPel foi criado, em 1973, e reconhecido, em 1979. A graduação é vinculada ao Centro de Ciências da Vida e da Saúde e foca a formação generalista do profissional, o que permite a atuação em todos os níveis de atenção à saúde e às atividades referentes aos fármacos e medicamentos, às análises clínicas, toxicológicas e de alimentos.

Para o Coordenador do curso de Farmácia, William Peres, a visita é um marco na história da Universidade. “O curso de Farmácia tem 35 anos e foi um dos primeiros implantados no interior de Estado; tem 40 professores, a maioria com mestrado ou doutorado; oferece uma formação generalista com
4 mil horas, e uma grade curricular que contempla todas as áreas da Farmácia. A visita do Presidente do CFF é um estímulo a mais para que continuemos a oferecer, sempre, um ensino de qualidade”, completou.

? Pelotas inaugura Museu Farmacêutico

Mais de 3 mil objetos relacionados à atividade farmacêutica oriundos do Brasil e de mais 32 países estão à disposição do público, no Museu Farmacêutico Moura, situado à Rua 15 de Novembro, na cidade de Pelotas (RS). O local tem 360 metros de área e, nos fundos, conta com uma cafeteria. A exposição conta com medicamentos, frascos, utensílios, produtos de beleza, fotos e propagandas. A visitação é gratuita.

Montado pelo farmacêutico Gilberto Moura, o local, pioneiro no gênero, no Rio Grande do Sul, recebeu, no dia 23 de março, a visita do Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Jaldo de Souza Santos. “Sou apaixonado pela Farmácia e pela sua história. É um grande prazer ter a chance de conhecer um acervo como o do Museu Farmacêutico Moura”, disse.
 

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Fotográfo: Foto: Yosikazu Maeda

Dirigentes do CFF e CRF, Jaldo de Souza e Juliano Rocha; e o Coordenado do curso de Farmácia, William Peres

Fotográfo: Foto: Yosikazu Maeda

Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos e o farmacêutico Gilberto Moura, idealizador do Museu Farmacêutico Moura