09/03/2009 - Conquistas de Roraima

O Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Jaldo de Souza Santos, participou, no dia 6 de março, em Boa Vista (RR), de uma reunião com cerca de 30 representantes da classe farmacêutica, para discutir a implantação do Conselho Regional de Farmácia de Roraima (CRF/RR). A criação do Regional foi aprovada pelo Plenário do CFF, no mês de dezembro de 2008, por meio da Resolução n º 497.

De acordo com Jaldo de Souza Santos, a expectativa é de que, no mês de novembro de 2009, seja realizado o primeiro processo eleitoral para a escolha de quatro membros para compor a Diretoria e 12 Conselheiros Regionais. “Esta reunião é a primeira entre muitas que serão necessárias, até a implantação definitiva do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Roraima”, lembrou o dirigente. Depois de implantando, o CRF/RR passa a ser dotado de autonomias administrativa e financeira. A exemplo dos demais Regionais, o CRF-RR destina-se a fiscalizar e zelar pela fiel observância dos princípios da ética e da disciplina da classe dos que exercem atividades profissionais farmacêuticas, no Estado.

Até os resultados do processo eleitoral, a profissão farmacêutica, em Roraima, continuará sendo representada pelo Serviço Auxiliar de Secretaria e Tesouraria (Saste) do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Atualmente, Roraima conta com apenas um fiscal, para cerca de 220 estabelecimentos e 130 farmacêuticos. E os julgamentos das autuações registradas, no Estado, são realizados no Conselho Regional do Estado do Amazonas. “Mas com a efetivação das atividades do Conselho Regional, o número de fiscais deve aumentar e os julgamentos serão realizados, em Roraima. Lembrando, sempre, que o fiscal farmacêutico não trabalha para punir. Ele é um fiscal orientador”, comentou Jaldo de Souza Santos.

CONQUISTAS – O Prefeito de Boa Vista, Iradilson Sampaio (PSB), sancionou, em janeiro de 2009, a lei que institui, no âmbito municipal, o Programa Farmacêutico da Família, com o objetivo de desenvolver ações, por meio da assistência farmacêutica, a grupos definidos de usuários, visitas domiciliares e educação. O programa municipal atuará junto às equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Para Souza Santos, a ação do governo municipal de Boa Vista serve de exemplo para outros Municípios.

PRIMEIRA TURMA – Ainda em Boa Vista, o Presidente do CFF participou da formatura da primeira turma de Farmácia de Roraima. A solenidade de formatura foi realizada, no sábado (06.03), no Auditório da Faculdade Cathedral, onde estavam presentes o Senador Romero Jucá (PMDB-RR), o Tesoureiro do CFF, Edson Taki, o Conselheiro Federal de Farmácia pelos Estados de Amazonas e Roraima, José Carlos Cavalcanti; e a Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas, Sônia Braga.

Em seu discurso proferido no evento, o Presidente do CFF lembrou a importância dos novos farmacêuticos formados pela Faculdade Cathedral para o crescimento da profissão, no Estado de Roraima. “Vocês são os profissionais que chegarão ao mercado no mesmo momento da criação do Conselho Regional. Esta é a prova de que a Farmácia cresce e se fortalece, em Roraima”, completou Souza Santos.

Emocionado, o Senador Romero Jucá, Patrono dos Formandos, falou da conquista profissional dos farmacêuticos de Roraima com a formatura da primeira turma de farmacêuticos do Estado e destacou a importância das mulheres nesta conquista. “Nada mais justo que homenagear as mulheres pelo seu Dia Internacional, e lembrar da importância delas para o crescimento da profissão farmacêutica de Roraima. Para tanto, basta dizer que, dos 49 formandos, 40 são mulheres”, finalizou o Senador.
 

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa / Com informações do Jornal Folha de Boa Vista

Fotos Relacionadas

Fotográfo: Foto: Yosikazu Maeda

Farmacêuticos reunidos em Roraima

Fotográfo: Foto: Yosikazu Maeda

Composição da mesa na solenidade de formatura da primeira turma de farmacêuticos formados em Roraima