26/01/2009 - Presidente do CFF recebe homenagem especial, em Minas Gerais


“Jaldo de Souza Santos, você é o maior Presidente que o Conselho Federal de Farmácia já teve. Falo em razão do seu dedicado trabalho em benefício da saúde pública e das realizações que tem conseguido, ao longo desses anos, em que representa a categoria”. Estas foram as palavras do farmacêutico Aluísio Pimenta, ao receber a Comenda da Honra do Mérito Farmacêutico das mãos do Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, no dia 24 de janeiro, em Belo Horizonte (MG), durante a solenidade em comemoração do Dia do Farmacêutico, realizada pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas.

Na ocasião, o Presidente do CFF também recebeu a Comenda. “É uma honra receber a Comenda pelo Estado de Minas Gerais e, ainda, ter a chance de ouvir palavras tão elegantes do Dr. Aluísio Pimenta, um farmacêutico que está na história da Farmácia deste País, não só por ter sido um dos fundadores e ter assumido a diretoria do Conselho Federal de Farmácia (foi o segundo Presidente do CFF), mas por ter lutado tanto e ter dado tantas vitórias para a categoria”, disse Souza Santos, em agradecimento.

HISTÓRIA - Aluísio Pimenta é farmacêutico formado pela Faculdade de Odontologia e Farmácia, da Universidade Federal de Minas Gerias, em 1945. Realizou os estudos de pós-doutorado e desenvolveu trabalhos de pesquisa no Instituto Superior de Saúde, em Roma. Com base nos concursos realizados e em sua defesa de tese, recebeu o título doutor em Química Orgânica e Biológica pela UFMG.

Em fevereiro de 1964, foi eleito Reitor da Universidade de Minas Gerais, hoje, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Cassado pela Ditadura Militar, passou 17 anos fora do Brasil, onde teve a oportunidade de participar de vários projetos na área da educação, ciência e tecnologia, nas Américas, Europa, China e Japão.

Em 1983, a convite do Governador de Minas Gerais, Tancredo Neves, retornou ao Brasil e assumiu a presidência da Fundação João Pinheiro e, depois, elegeu-se Presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento/Seção Minas Gerais. Em 1985, foi nomeado Ministro da Cultura pelo Presidente da República, José Sarney. Atualmente, é assessor especial do Governador de Minas Gerais, Aécio Neves, escritor e articulista de jornais diários, na capital mineira.

É doutor honoris causa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); membro da Academia Mineira de Letras; do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais; da Real Academia de Farmácia de Madrid (Espanha) e da Ordem Nacional do Mérito da França. Aluísio Pimenta foi, ainda, Presidente da Associação Mineira de Farmacêuticos (AMF), um dos fundadores e Vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (1964 – completou o mandato de Jaime Torres). Foi, também, fundador e Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (1962).

Solenidades em comemoração ao Dia do Farmacêutico
O mês de janeiro é marcado por várias solenidades em comemoração ao Dia do Farmacêutico, realizadas pelos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia. No dia 21, foi realizada, pelo CFF, a solenidade de comemoração ao Dia do Farmacêutico, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. Durante a festa, foi entregue a Comenda do Mérito Farmacêutico a pessoas que colaboraram com o crescimento da Farmácia, no País.

No dia 22 de janeiro, o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, esteve presente à solenidade realizada pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul. Já no dia 24, o Presidente participou da solenidade de entrega do Titulo de Reconhecimento a farmacêuticos profissionais, em Goiás; e, à noite, foi um dos homenageados, em Minas Gerais.

HOMENAGEM – De volta à Goiânia, no domingo, dia 25, Jaldo de Souza Santos recebeu uma homenagem da Associação de Cronistas Esportivos de Goiás, Federação Goiana de Futebol e de torcedores do Vila Nova Futebol Clube, antes do início da partida Vila Nova x Atlético Goianiense, no Estádio Serra Dourada
.

 

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Fotográfo: Yosikazu Maeda

Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, e o farmacêutico e Ex-ministro da Cultura, Aluísio Pimenta

Fotográfo: Yosikazu Maeda

Jaldo de Souza Santos recebe homenagem do Vila Nova Futebol Clube